Sociedade

CCDR:Consulta Pública promove partilha de dados entre empresas

 
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve informa que, no âmbito das atividades da Enterprise Europe Network, instrumento de apoio às empresas cofinanciado pela Comissão Europeia, está a decorrer uma consulta pública às empresas sobre os princípios e orientações em matéria de partilha de dados entre empresas.

 
A iniciativa "Mercado Único Digital" visa melhorar a disponibilidade de dados na economia, como dados detidos pelo setor público, (informações do setor público”), dados resultantes da investigação científica financiada por fundos públicos, mas também dados detidos pelas empresas.
 
Segundo indica comunicado da CCDR, "uma maior disponibilidade de dados poderia ser benéfica para as PME que, geralmente, não têm, por si só, meios suficientes para proceder à recolha de dados".
 
Simultaneamente, o advento de dispositivos “inteligentes” ligados à Internet (“Internet das Coisas”) coloca novos desafios em termos de confidencialidade comercial, concorrência e atribuição de justo valor.
 
O objetivo desta consulta visa avaliar se os princípios e orientações em matéria de partilha de dados são suficientes para manter os mercados justos e abertos de forma que, quando for necessário, a Comissão possa tomar medidas adequadas.
 
A CCDR Algarve, apela asssim à participação nesta iniciativa, através do preenchimento de um questionário lançado pela Comissão Europeia, até ao dia 28 de dezembro de 2018.
 
Para esclarecimentos adicionais, poderá contactar a Enterprise Europe Network-CCDR Algarve, através do telefone 289 895 270 ou e-mail een-portugal@ccdr-alg.pt.