Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Celina Carpinteiro

Celina Carpinteiro
Imprimir Partilhar por email
20-08-2013 - 16:17
Celina Carpinteiro é um nome amplamente conhecido pela sua ligação ao desporto, em particular, por integrar o Clube BTT de Loulé.
 
 
Nascida em França a 20 de Abril de 1980, Celina Carpinteiro é professora na Escola E.B. 2/3 Dr. António da Costa Contreiras em Armação de Pêra. Estudou na Universidade do Algarve na Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente e, a sua paixão pelo desporto. 
 
“A atleta do BTT Loulé/BPI, Celina Carpinteiro, foi convocada para integrar a Selecção Nacional que participou em Junho no Campeonato do Mundo de Maratonas BTT (XCM), em Kirchberg, Áustria. 
 
Celina Carpinteiro que lidera o ranking da Taça de Portugal de Maratonas BTT 2013, participou em Março no ABSA Cape Epic na África do Sul, a competição de BTT por etapas mais mediática do mundo, alcançando o sétimo lugar em equipas mistas fazendo dupla com Valério Ferreira.”. 
 
Por muitos analistas considerada como “uma mulher invulgar”, Celina Carpinteiro jogou futebol durante anos até que uma lesão a fez desistir da modalidade. Incentivada pelo namorado, começou a pedalar por lazer e, hoje, é a praticante de BTT feminina portuguesa mais premiada da actualidade. 
 
Começou a competir em 2006, mas rapidamente tem merecido a atenção dos especialistas pela enorme capacidade e pelos resultados que tem obtido. 
 
Professora de Ciências Naturais (formada em Biologia e Geologia), e com uma vida profissional preenchida, dá aulas com horário completo, mas tem recebido muito apoio dos alunos e colegas para que possa integrar as competições. 
 
Para Celina Carpinteiro é um esforço enorme, mas muito compensador que tem contado com a colaboração e o apoio de todos os envolvidos na sua escola. 
 
Incentivada pelo namorado, que entretanto a pediu em casamento quando cortaram a meta na prova da África do Sul, Celina Carpinteiro recorda que Valério Ferreira já fazia BTT há muito tempo. “Eu fazia desporto, mas não BTT, aliás, não queria nada com bicicletas. 
 
Jogava futebol, mas fiz uma entorse grave e não conseguia correr nem fazer actividades de impacto. Então ele lá me conseguiu convencer a dar uma volta de bicicleta. 
 
Tinha 25 anos, comecei a ir a passeios e, desde então, tem sido uma escalada muito rápida. Mas isso deve-se também ao facto de ser do sexo feminino. Infelizmente, somos muito poucas, e em Portugal ainda menos, o que nos permite brilhar mais facilmente.” 
 
No Ciclismo de Estrada, foi Campeã Nacional Estrada (2011), Vice-campeã Nacional Estrada (2009, 2012) e Vencedora da Taça de Portugal Estrada (2010). 
 
Foi agraciada em 2013 com uma Medalha de Mérito Municipal pela Câmara de Loulé. 
 
Em Julho de 2013 a ciclista algarvia sagrou-se, campeã nacional de maratonas BTT na categoria de elite, triunfando com margem folgada na prova disputada em Aveiro. 
 
Celina Carpinteiro é um exemplo de dedicação, de esforço e uma embaixatriz de Portugal na modalidade que representa fazendo questão de honrar o estatuto que lhe foi concebido. 
 
(Actualização:22-07-13)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

João Palma é campeão do mundo de acordeão (2018)



-

Jovens do BTTLoulé/Elevis "brilham" no Campeonato da Europa de Orientação em BTT (2018)



-

Vice-campeão mundial de BMX homenageado em Loulé (2018)



-

Albano Neto



-

Margarida Correia (Querença)



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Castro Marim:Francisco Amaral prevê eleições antecipadas já em 2019

Castro Marim:Francisco Amaral prevê eleições antecipadas já em 2019

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
II Liga:Farense perde nos últimos minutos frente ao Estoril

II Liga:Farense perde nos últimos minutos frente ao Estoril

ver mais
 
CCDR:Consulta Pública promove partilha de dados entre empresas

CCDR:Consulta Pública promove partilha de dados entre empresas

ver mais
 
CHUA:Sindicato dos Enfermeiros Portugueses fala em despedimentos em vez de contratações

CHUA:Sindicato dos Enfermeiros Portugueses fala em despedimentos em vez de contratações

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio