Sociedade

CHUA:Sindicato dos Enfermeiros Portugueses fala em despedimentos em vez de contratações

 
Conforme adianta comunicado do Núcleo regional do SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses,"vários enfermeiros foram informados nos últimos dias, de que irão deixar de estar no exercício de funções no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA)".

 
Ainda que estes contratos sejam de "substituição" por ausências prolongadas, o sindicato diz que "todos os enfermeiros são necessários face à extrema carência, razão pela qual deveriam permanecer com um contrato por tempo indeterminado".
 
A mesma fonte assegura que a Administração, "garantiu a 4 de setembro que todos estes contratos seriam convertidos em contratos por tempo indeterminado".
 
Desta forma é exigida "a rápida reintegração destes enfermeiros, sendo inadmissível que se desperdice conhecimentos acumulados por estes profissionais decorrentes do exercício de funções na instituição".
 
O mesmo comunicado refere, que "o anterior Ministro da Saúde anunciou que em setembro haveria novas admissões o que não aconteceu.Em Agosto apenas foram admitidos 70 profissionais de saúde, não só enfermeiros, número manifestamente insuficiente para as necessidades".
 
Face a esta situação, o SEP diz ter solicitado "por 3 vezes" uma reunião ao Conselho de Administração do CHUA para resolver os problemas dos enfermeiros, mas até ao momento não recebeu qualquer resposta.