Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Cláudia Luísa

Cláudia Luísa
Imprimir Partilhar por email
Cláudia Cristina Guerreiro Luísa, nasceu em Albufeira no dia 19 de fevereiro de 1979 e é uma figura notável da região, sobretudo devido ao seu percurso pessoal e profissional.
 
Doutorada com Menção Internacional em Saúde e Qualidade de Vida, pela Universidade de Huelva e especialização no âmbito do envelhecimento.
 
Mestre em Saúde e Qualidade de Vida pela Universidade de Huelva. Licenciada em Educação e Intervenção Comunitária pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Dom Afonso III.
 
Docente da Universidade do Algarve desde 2005, pertencendo ao Departamento de Ciências Sociais e da Educação e a Área Cientifica de Educação Social.
 
Atualmente é diretora do Curso de Educação Social (1º Ciclo) e pertence à comissão coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social e do Mestrado em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor.
 
No biénio 2018/2020 é membro do Conselho Pedagógico da ESEC. E para o biénio 2019/2021 membro e secretária do Conselho Técnico-Científico.
 
Faz parte da ordem dos psicólogos com a Cédula Profissional Número: 005446.
 
Dá aulas em diversos ciclos de estudos, nomeadamente no 1ºCiclo de Educação Social, Mestrado em Educação Especial – Domínios Cognitivo e Motor, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Mestrado em Gerontologia Social.
 
Para além da docência também participa em outras atividades académicas, como orientações de teses, relatórios e participação em projetos nacionais e internacionais e participação em júris de provas académicas.
 
Pertence ao Centro em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve. 
 
Autora de diversas publicações onde se destacam alguns livros da sua autoria e outros em co-autoria, designadamente:
 
- Luísa, C. (2018). Felicidade em Idosos – Vivências na Primeira Pessoa. In Anica. A (coord). Envelhecer no Algarve. (E- book). Universidade do Algarve. ISBN 978-989-8859-34-1.
- Luísa, C. (2017). Teorias Leigas em Pessoas Idosas, Conhecer para Intervir – Guia para educadores sociais e cuidadores. Viseu. Editora Psicosoma.
- Borges, L., Luísa. C. & Martins, H. (Coord). (2017). Membro da comissão organizadora do E-book do II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares. ESEC/UALG.Faro. Junho.  - - Website: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/8999
- Borges, L., Luísa. C. & Martins, H. (Coord). (2015). Membro da comissão organizadora do E-book do I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas”. ESEC/UALG. Faro. Junho. Website: http://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/6101
- Luísa, C. (2014).” Teorias Leigas em Pessoas Idosas: principais desafios na área da saúde e da Doença”. Caderno GREI n.21. Faro. Novembro. Website: http://cadernos.grei.pt/CAD21claudialuisa.pdf
- Luísa, C., Martins, F., & Paúl, C., (2008). Ageing well, a matter of attitude: the importance of learning among the elderly. In António Fragoso, Emilio Lucio-Viegas & Ewa Kurantowick (orgs.) Local and Global - Adult  - Learning and Community Development. (pp.238-246). Wroclaw: University of Lower Silesia.
 
A participação em congressos nacionais e internacionais também é outra das suas atividades, sendo as suas áreas de investigação o envelhecimento, a educação social e a educação especial.
 
Com os olhos postos na educação e na procura das melhores estratégias para que esta chegue a um maior número de pessoas e às diferentes faixas etárias, Cláudia Luísa é um exemplo de dedicação à comunidade, de reconhecimento das suas competências e da transformação de mentalidades a partir do processo ensino-aprendizagem.
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
António Miguel Pina responde a comunicado da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta

António Miguel Pina responde a comunicado da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Partido Socialista de Vila Real de Stº António realizou conferencia – “Emprego”

Partido Socialista de Vila Real de Stº António realizou conferencia – “Emprego”

ver mais
 
PAN questiona Câmara Municipal de Olhão sobre recolha de cavalos no Concelho

PAN questiona Câmara Municipal de Olhão sobre recolha de cavalos no Concelho

ver mais
 
"Trilho dos pescadores" já chega a Lagos

"Trilho dos pescadores" já chega a Lagos

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio