Sociedade

Comunidade Intermunicipal do Algarve estuda viabilidade de criação de dois Canis Intermunicipais na região

 
A Comunidade Intermunicipal do Algarve vai avançar com um estudo económico-financeiro para avaliar a viabilidade da construção de dois Canis Intermunicipais, associando todos os municípios da região.

 
A intenção destes dois projetos tem como principal objetivo solucionar uma das grandes problemáticas que afeta a região, com o elevado número de animais abandonados nas ruas e a forma de acolher e criar condições de adoção. 
 
Com o intuito de construir dois Canis Intermunicipais, um sediado no barlavento e outro no sotavento, a AMAL informou hoje em comunicado, que vai solicitar um estudo de impacto económico, financeiro e social com vista a analisar a possibilidade de criação destes projetos de âmbito sub-regional. 
 
Uma das prioridades é a definição de um modelo de gestão intermunicipal adequado para uma estrutura com estas valências e a sua articulação com o movimento associativo de defesa dos animais. 
 
No sotavento, o novo Canil Intermunicipal será sediado em Alcoutim, num terreno cedido pela Câmara Municipal e relativamente isolado, de modo a não causar incómodo nas proximidades e servirá maioritariamente os concelhos localizados entre Loulé e Alcoutim. A construção de uma segunda unidade, no lado do barlavento, aguarda ainda por uma localização definitiva.
 
“Esta infra-estrutura além de resolver um problema emergente de defesa dos animais, vem trazer a Alcoutim mais emprego e uma centralidade numa questão que diz respeito a todos”, salientou Osvaldo Gonçalves, Presidente desta edilidade.  
 
A gestão destas unidades será partilhada pelos municípios que integram cada uma das zonas onde ficarão instalados os canis, tendo os autarcas demonstrado receptividade à ideia, assegura a AMAL.
 
Com a missão de recolher e proteger animais maltratados ou abandonados, a construção dos dois Canis Intermunicipais representa um contributo na redução do número de animais abandonados nos concelhos algarvios, e consequentemente, na preservação da saúde pública.
 
Algarve Primeiro