Sociedade

Concelho de Loulé mais verde em 2017

 
A este propósito, Vitor Aleixo, diz que "o Planeta é a nossa ‘casa comum’ e que está em perigo, sendo preciso enfrentar as ameaças".

 
Nota da Câmara Municipal de Loulé diz que foi cumprido o objetivo lançado pelo presidente Vítor Aleixo, em pleno Dia Internacional das Florestas, a 21 de março de 2017, que, até ao final do ano, a Autarquia iria plantar um milhar de árvores no Concelho. No âmbito desta iniciativa prevista na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), e que diz respeito à ampliação e reforço das manchas verdes no território, foram plantadas mais de mil espécies, confirma a mesma nota.
 
Foram plantadas em escolas e espaços urbanos e rurais de todo o Concelho mais de 300 espécies arbóreas (alfarrobeiras, sobreiros, ameixeiras, laranjeiras, amendoeiras, figueiras, entre outras), que contaram com o contributo de alunos de diversos agrupamentos escolares, utentes de associações de doentes mentais (Existir, Unir e Asmal), Guarda Nacional Republicana, Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. 
 
Neste dia, à semelhança de anos anteriores, foram ainda distribuídas à população, 1200 exemplares de espécies arbóreas e arbustivas. 
 
A 9 de novembro o Município de Loulé realizou uma mega ação de plantação de 5000 árvores (entre ciprestes, sobreiros, medronheiros, pinheiros mansos e piricantas), na Lagoa de Momprolé, abraçando duas importantes iniciativas, a 2ª edição da Operação Montanha Verde 2017, promovida pelo Zoomarine e a Rota pela Floresta da Associação Bandeira Azul, que reuniram praticamente 300 voluntários, para ajudar a reflorestar Portugal e a recuperar uma área de 5,3ha, propriedade da Autarquia, atualmente desaproveitada. 
 
Também no âmbito do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) foram plantadas em escolas, com a participação da comunidade escolar, 90 exemplares de espécies autóctones, entre alfarrobeiras, salgueiros e freixos. 
 
Todas estas ações contribuem para a “formação e a educação dos cidadãos de amanhã” sublinhadas pelo autarca numa das ações de plantação realizadas nas escolas, mencionando que “tudo isto tem um forte efeito de sensibilização dos mais novos para os valores da sustentabilidade ambiental e uma responsabilização das novas gerações para o cuidado que devem ter em relação ao espaço público, às manchas verdes que devem ser tratadas e acarinhadas no contexto urbano”. “Há aqui várias coisas que se conjugam com o objetivo final que é o de convocar as novas gerações para o cuidado do nosso Planeta”, considerou.
 
A autarquia frisa também que ao longo de todo o ano, tem tido a preocupação de investir na colocação de espécies autóctones, em diversos espaços verdes públicos, que em 2017 ultrapassou os 500 exemplares.