Sociedade

Conferência Internacional marca programa do Açoteia - Faro Rooftop Festival

 
No âmbito do Açoteia, evento cultural de arte, sustentabilidade e comunidade, tem lugar no próximo dia 21 de junho, pelas 14h30, no segundo andar da Fábrica da Cerveja em Faro, a Conferência Internacional “Avistar o Futuro a Partir das Açoteias”.

 
Nesta conferência com entrada livre, estarão presentes oradores nacionais e estrangeiros, bem como uma metodologia de trabalho participativa que convida todos os presentes a desenhar novos desafios para a cidade, realça nota do Município.
 
Lívia Tirone (Portugal), arquiteta especialista em construção sustentável, Léon van Geest (Holanda), diretor do "Rotterdamse Dakendagen" (o festival de rooftops de Roterdão que em, 2019 contou com cerca de 22.000 visitantes) e Ralf Alwani, diretor da Urban Scale Interventions, uma agência criativa que responde a mudanças na forma como se vive e se trabalha através do design centrado nas pessoas, são os oradores principais do evento. 
 
Segundo a organização, esta conferência internacional «foge ao padrão tradicional deste tipo de eventos na medida em que pretende envolver toda a comunidade e ser muito participado», revela Paulo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro com o pelouro da Cultura. Assim, na segunda parte da conferência, todos os presentes serão chamados a formular coletivamente questões com potencial mobilizador relativamente à utilização das açoteias pelo ano fora.
     
A conferência surge na sequência do 1.º Encontro Europeu de Rooftops organizado pelo Município de Faro em janeiro deste ano e que juntou vários elementos da comunidade com um conjunto de cidades/entidades/pessoas que se dedicam a organizar festivais ou iniciativas semelhantes ao Açoteia – Faro Rooftop Festival, e também municípios que começam a definir estratégias para a promoção destes espaços. 
 
Com este encontro, a autarquia explica na mesma nota enviada à imprensa que pretendeu "aproveitar a experiência de outras cidades e entidades e delas absorver boas práticas e ideias para a realização do Açoteia – Faro Rooftop Festival a acontecer nos próximos dias 20, 21 e 22 de junho em Faro".
 
É também intenção da iniciativa potenciar a criação da rede europeia de rooftops que junta cidades, entidades diversas e pessoas com interesses semelhantes, procurando propor uma agenda europeia para a promoção de cidades mais sustentáveis, com um espírito comunitário mais solidário e promover a utilização destes espaços numa lógica cultural e criativa. Vários exemplos das cidades presentes nesta rede poderão ser conhecidos na exposição Rooftops4Europe que estará patente na Rua de Santo António, em Faro, de 19 a 23 de junho, também no âmbito do festival Açoteia.