Sociedade

Cresc Algarve apoia programa para que 50% da população ativa na região termine o ensino secundário

 
O Programa Operacional do Algarve - Cresc Algarve 2020 apoia durante os anos de 2021 e 2022, a atividade da rede dos 12 Centros Qualifica, na região.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, CCDR, explica que os Centros Qualifica constituem uma das respostas do Programa Qualifica, visando, entre outros, aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho; reduzir significativamente as taxas de analfabetismo, promover um maior investimento dos jovens adultos em percursos de educação e formação; corrigir o atraso estrutural do país em matéria de escolarização no sentido de uma maior convergência com a realidade europeia e adequar a oferta e a rede formativa às necessidades do mercado de trabalho e aos modelos de desenvolvimento nacionais e regionais.
 
Neste âmbito, serão apoiadas ações e atividades promovidas pelos Centros do Algarve. O financiamento público é de 4 milhões de euros para uma meta de 7.800 pessoas inscritas no Centro Qualifica para um período máximo de 24 meses (2021 – 2022), sendo a taxa de cofinanciamento pelo Fundo Social Europeu de 80%.
 
Com este apoio, as entidades envolvidas prosseguem o esforço de garantir que 50% da população ativa no Algarve, conclua o ensino secundário; e que seja alcançada uma taxa de participação de adultos em atividades de aprendizagem ao longo da vida de 15 para 25% em 2025.