Sociedade

Crise: Segurança Social presta apoio alimentar a 7.000 pessoas por mês no Algarve

 
O Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social informou em comunicado, que em parceria e cooperação com as instituições de solidariedade social, distribui refeições confecionadas e distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas, desenvolvendo medidas de acompanhamento com vista à sua inclusão social.

No mesmo documento refere que, no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, o Centro Distrital de Faro tem celebrados 21 protocolos de Cantinas Sociais, registando atualmente uma capacidade total para servir 656 refeições diárias, 7 dias por semana, o que permite servir um total de 19.366 refeições/mês. Estes protocolos estão distribuídos pelos concelhos de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António, completou a mesma fonte.
 
Adianta ainda que, o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), abrange todos os concelhos do distrito, possibilitando a entrega de bens alimentares, mensalmente, a 6.216 destinatários.
 
No âmbito dos acordos de cooperação de Refeitório Social, distribuídos pelos concelhos de Albufeira, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António, são comparticipados e apoiados cerca de 415 utentes por mês.
 
Os destinatários destes apoios não podem beneficiar, simultaneamente, de mais de uma resposta de apoio alimentar, o que significa que, atualmente, o apoio alimentar incrementado pela Segurança Social junto da população de maior vulnerabilidade social no distrito, chega mensalmente a mais de 7.000 cidadãos, conclui.