Sociedade

Dom Rodrigo de Lagos não passou à final nas 7 Maravilhas Doces de Portugal

O Dom Rodrigo de Lagos, não passou à final, na primeira das duas semi-finais que a RTP transmitiu este sábado à noite em Arcos de Valdevez.

PUB
 
Na próxima semana, o Algarve concorre com o Folar de Olhão, o único doce da região que se encontra na corrida rumo à final do concurso.
 
Assim os vencedores da primeira semi-final foram:Charutos dos Arcos (de Valdevez), Amêndoa Coberta de Moncorvo, Barrigas de Freira de Arouca, Crista de Galo de Vila Real, Roscas de Monção, Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho e Bolinhol de Vizela.
 
A grande final decorre a 7 de setembro e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®. 
 
Apesar do Dom Rodrigo de Lagos, não ter passado à final das 7 Maravilhas Doces de Portugal, já figura no Guinness World Records. O objetivo foi alcançado, depois de 8 doçeiras terem confecionado um Dom Rodrigo de Lagos, com mais de 100 kg, doce que foi apresentado e saboreado pelos visitantes no 1º dia da Feira Concurso Arte Doce no dia 26 de julho.
 
A tarefa de confecionar o maior Dom Rodrigo do mundo teve a presença de dois técnicos e de um representante do Guinness World Records que controlaram o rigoroso processo de produção do doce. 
 
Assim durante 3 dias (24 a 26 de julho), as 8 doceiras locais prepararam a iguaria com base na receita mais tradicional que teve origem no Convento da Nossa Senhora do Carmo, em Lagos. Para tal feito, foram usados 372 ovos inteiros, 2940 gemas, 229 kg de açúcar, 18 kg de miolo de amêndoa, 45 lt de água e 360 gr de canela.
 
Depois de confecionado, chegou também a certificação por parte do Guinness com a confirmação da superação do objetivo com 125,4 kg (126,7 kg com embalagem típica do doce).