Sociedade

Escolas algarvias vencem 10ª edição da "Geração Depositrão" entre 900 estabelecimentos de ensino

Já são conhecidos os resultados da décima edição da "Geração Depositrão", que comemorou a primeira década em funcionamento consecutivo no terreno.

PUB
 
No ano letivo de 2017/2018 foram recolhidas mais de 460 toneladas em todo o país (aumento de 11% face à edição anterior), nas mais de 900 escolas e entidades inscritas no desafio de recolha de equipamentos elétricos eletrónicos e pilhas em fim de vida.
 
Num contexto nacional, as escolas do Distrito de Faro, recolheram cerca de 21 toneladas de resíduos (ambos os tipos), com especial destaque para as escolas que ocupam o top 3, que contribuíram com cerca de 18 toneladas: EB1 de Cabanas de Tavira, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve em Faro e EB1/JI José Carlos da Maia de Olhão.
 
A primeira escola já é conhecida no grupo habitual de vencedores a nível nacional, atingindo o top do ranking desde o 1º ano da campanha.
 
Outras distinções foram atribuídas a escolas do distrito de Faro, nomeadamente: EB1 de Cabanas de Tavira – escola que recolheu mais peso de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) em 2018; Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve – mais peso de pilhas usadas em 2018 e recolha destes resíduos superior a 100 kg.
 
Filipa Moita, responsável de comunicação, sublinha que, “O compromisso assinado pelas escolas e entidades que participaram é motivo de orgulho e satisfação, pois a recolha destes resíduos, muitos deles perigosos, tem sido uma causa defendida por todos e abraçada com muita energia e dedicação. A Geração Depositrão continuará a estimular e educar os cidadãos para a adoção de boas práticas. As escolas são inspiradoras e provam todos os anos a sua capacidade gigante de participar ativamente na construção de um ambiente melhor e mais saudável.”
 
Atualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 45 mil professores de todos os níveis de Ensino, com maior incidência nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.
 
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce e Worten.
 
No próximo dia 16 de novembro arranca a entrega de prémios às escolas vencedoras.
 
Neste dia pelas 14h00, está agendada uma cerimónia de entrega de prémios na EB1 de Cabanas de Tavira, que recolheu mais peso de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos), com cerca de 13 toneladas.
 
A entrega dos prémios vai contar com a presença de vários elementos do Agrupamento e com representantes da ERP Portugal e das entidades parceiras do projeto.