Saúde

Espaço Saúde 360º Algarve promove sessão informativa sobre prevenção de quedas no idoso

 
“Saúde em Dia: Prevenção de Quedas no Idoso” é o tema da próxima sessão informativa promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira.

A sessão acontece no próximo dia 30 de setembro, das 15h00 às 16h00, no auditório da Junta de Freguesia de Quarteira. A iniciativa pretende alertar para o facto de a queda no idoso ser o acidente doméstico mais frequente e a principal causa de morte acidental na população com idade superior a 65 anos em Portugal, sendo responsável por inúmeros episódios de urgência e internamento.
 
Serão também abordados alguns dos fatores de risco, como por exemplo, sedentarismo, défice cognitivo, alterações da visão, alterações ortopédicas, estado psicológico e estado funcional, bem como dicas e formas de implementar hábitos preventivos.
 
“Esta sessão tem como objetivo sensibilizar as pessoas para esta problemática tão presente no nosso país, ao mesmo tempo que pretende promover a literacia em saúde e potenciar a mudança para hábitos preventivos, de forma a consciencializar e preservar a saúde dos cidadãos”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.
 
“Este tipo de iniciativas abertas ao público permite-nos chegar a uma população mais idosa e com menos acesso a informação de saúde credível e atualizada, sensibilizando-a para esta temática. Prevenir é, sem dúvida, a palavra de ordem”, refere André Santos, Médico Especialista em Medicina Física e reabilitação, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), preletor da sessão.
 
A sessão “Saúde em Dia: Prevenção de Quedas no Idoso” está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos errados.
 
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral. A inscrição deve ser feita aqui.