Sociedade

Este domingo os veraneantes são convidados a limpar a Ria

 
A AECO (Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos) vai realizar no próximo domingo dia 21, uma ação de limpeza e sensibilização na ilha da Culatra, na qual habitantes e visitantes são convidados a por mãos à obra para limpar a zona entre o porto de abrigo e o conhecido recovo.

 
Esta campanha está integrada no projeto "Ria Formosa sem Plástico" que uniu em março passado, mais de 10 mil votantes para ganhar o concurso internacional promovido pela European Outdoor Conservation Association (EOCA). 
 
Graças a esta vitória permitiu à associação obter o financiamento necessário para contratar mergulhadores que também estarão presentes no dia 21 para realizar uma limpeza subaquática da zona do porto de abrigo.
 
Esta será oficialmente a última ação do programa de comemorações do dia da ilha, 19 de julho, que assume assim em 2019, a centralidade do tema da sustentabilidade ambiental. "Esperamos que a combinação de todos estes esforços, contribua de forma positiva para a preservação do nosso parque natural, mas que sirva também para sensibilizar as diferentes comunidades. É necessário mudar comportamentos, não podemos continuar a fingir que não se está a passar nada, cruzar os braços e dizer não fui eu. Temos que trabalhar em conjunto para reduzir a nossa pegada ecológica no futuro. Contudo, não nos podemos esquecer que ainda é necessário intervir para minimizar o impacto do que aconteceu no passado. Hoje temos acesso a informação que não havia há 10, 20 ou 30 anos, somos privilegiados, podemos finalmente pôr mãos à obra e mudar!" salienta a responsável do projeto Sandra Godinho.
 
A angariação de voluntários para o dia 21 de julho conta com o apoio da Associação de Moradores e Amigos da Ilha da Culatra,  da Straw Patrol e do Centro de Ciência Viva do Algarve pelo que as inscrições poderão ser feitas através destas entidades ou diretamente com a AECO através do endereço geral.aeco@gmail.com.