Sociedade

Eurocidade do Guadiana reconhece apoio dos Bombeiros de Vila Real de Stº António em Ayamonte

Operacionais portugueses
Operacionais portugueses  
 
 
Os bombeiros voluntários de Vila Real de Stº António foram ontem acionados para combater um foco de incêndio no município de Ayamonte, Espanha, perto da área residencial da Costa Esuri.

 
Graças à rápida intervenção dos sapadores florestais, o fogo foi extinto de forma rápida.
 
Além dos bombeiros de Vila Real de Stº António, participaram outras forças de segurança e proteção civil portuguesas, como a Guarda Nacional Republicana (GIPS) de Cachopo e um meio aéreo.
 
Nas palavras de Nuno Pereira, Comandante dos Bombeiros de Vila Real de Santo António, "vemos este tipo de colaborações com bons olhos. Além de ser uma área de fronteira, pertencemos à Eurocidade do Guadiana e confiamos que, através desta entidade, possamos desenvolver protocolos mais amplos para ajuda mútua e fortalecer os laços no campo da assistência e proteção civil".
 
Natalia Santos, Alcaldesa de Ayamonte e Presidente da Eurocidade do Guadiana (Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Stº António), agradeceu aos bombeiros vila realenses: "Mais uma vez agradecemos a disposição de todos os efetivos que vieram de Vila Real de Santo António. Os três municípios estão cada vez mais unidos e isso, felizmente, manifesta-se em todas as áreas da nossa governança".
 
A extinção do fogo foi coordenada pelo Dispositivo para Prevenção e Extinção de Incêndios Florestais na Andaluzia (PLAN INFOCA).
 
A Proteção Civil, disponibilizou recursos terrestres e aéreos e agiu dentro do acordo internacional sobre incêndios florestais existentes entre os dois países, que permite a intervenção em caso de incêndios em áreas próximas da fronteira.