Sociedade

Faro recebe a 14ª edição do Festival de Tunas Mistas da Universidade do Algarve

Foto:Miguel Brito
Foto:Miguel Brito  
Tunas de todo o país reúnem-se na capital do Algarve para celebrar o Mistuna 2019 – XIV Festival de Tunas Mistas da Universidade do Algarve.

 
Será no próximo dia 27 de abril, que quatro tunas oriundas de diferentes universidades do país sobem ao palco do Grande Auditório de Gambelas, na Universidade do Algarve (Campus de Gambelas). 
 
Com início pelas 21 horas, este será um espetáculo dedicado à música e ao espírito académico.
 
A edição deste ano leva a concurso a Phartuna – Tuna de Farmácia de Coimbra, a ForTuna – Tuna Académica da Nova School of Business and Economics, a Tuna Médica de Lisboa – Tuna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e a Tum’Acanénica – Tuna Mista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria que irão disputar entre si um total de 12 prémios.
 
Tal como em anos anteriores, a tuna organizadora, a Real Tuna Infantina – Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve, aproveita a ocasião para apoiar causas sociais.
 
Este ano, será feita uma campanha de recolha de alimentos e brinquedos para a Instituição D. Francisco Gomes – Casa dos Rapazes de Faro e para a Associação de Proteção às Raparigas, junto do público e das tunas, que disputarão o prémio “Tuna Mais Solidária”.
 
Para além do espetáculo principal na noite de sábado, 27, terão lugar também dois momentos de festa: sexta-feira, 26, a partir das 22 horas, uma festa de receção para as tunas e sábado, 27, depois de terminado o espetáculo. As duas festas são abertas ao público e terão lugar também na Universidade do Algarve, Campus de Gambelas.
 
Fundada a 15 de Maio de 1995, a Real Tuna Infantina é uma das tunas que fazem parte da Universidade do Algarve, sendo constituída por estudantes da UAlg. Inclui elementos de ambos os sexos. O nome é um tributo ao Infante D. Henrique, personagem presente no centro da expressão académica algarvia.
 
Em 2000 organizou pela primeira vez o Mistuna – Festival de Tunas Mistas da Universidade do Algarve, com a vontade de difundir e dignificar as tunas mistas do país.