Sociedade

Faro:Dia da Paralisia Cerebral assinalado com projeto: “Cidadania e Acessibilidade no Voto”

APPC - Faro
APPC - Faro  
Faro:Dia da Paralisia Cerebral assinalado com projeto: “Cidadania e Acessibilidade no Voto”

 
O Dia da Paralisia Cerebral será este ano assinalado em Faro e dá destque à apresentação de um novo projeto que visa facilitar o acesso ao voto por parte das pessoas com algum tipo de limitação.
 
O projeto “Cidadania e Acessibilidade no Voto” vai ser apresentado em Faro no próximo dia 20 de outubro, pelas 11h30, no Parque de Lazer das Figuras.
 
De acordo com a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro, esta iniciativa faz parte das comemorações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral que este ano se assinala em Faro.
 
A Federação das Associações Portuguesas da Paralisia Cerebral (FAPPC) e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro) prepararam um programa de atividades que terá lugar no Forum Algarve e no Parque de Lazer das Figuras.
 
Um dos pontos altos será a apresentação de um projeto inédito que visa colocar ao alcance dos cidadãos com deficiência um sistema de voto acessível.
 
O sistema inovador pode ser replicado à escala nacional, permitindo aos eleitores com limitações no preenchimento do boletim em papel exercer o seu direito de forma secreta e autónoma.
 
Neste dia de celebração, as atividades arrancam às 09:30 com uma largada de pombos no Parque de Lazer das Figuras, onde decorrerá uma sessão solene e a apresentação do projeto, seguidas de um almoço convívio.
 
O programa das comemorações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral em Faro, inclui a inauguração, às 10:00, da exposição “O Universo da Paralisia Cerebral em Portugal”, no Forum Algarve, e, logo a seguir, a demonstração de atividades desportivas.
 
Durante a tarde, até às 17h30, haverá atividades culturais e recreativas.
 
A organização estima que estejam presentes no evento uma centena de pessoas e representadas 12 associações de Paralisia Cerebral do país.