siga-nos | seja fã
PUB
 

Fernando de Pádua

Fernando de Pádua
Imprimir Partilhar por email
11-09-2013 - 22:35
Natural de Faro, Fernando de Pádua é dos cardiologistas mais conceituados do nosso país e com reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido.
 
 
Apesar de ser algarvio, Fernando de Pádua diz que o seu coração está intimamente ligado ao Alentejo em virtude de ter ido para essa zona do país muito cedo; com cerca de um ano de idade, contudo será sempre um nome de relevo na nossa região, sobretudo pelo seu valioso contributo ao nível dos cuidados de saúde e dos muitos programas de prevenção em que tem participado. 
 
Para Fernando Pádua, viver muitos anos é sinónimo de ter pais que alcançaram uma idade avançada, pelo que, não se pode escolher os pais, mas pode-se desejar que estes perdurem no tempo como forma de garantir que vamos viver muitos anos! 
 
Com um sentido de humor notável, Fernando de Pádua diz-se pronto para viver até aos 120 anos, isto porque a medicina assim o permite, porque cuida do seu coração, porque aprecia a vida, porque reage em vez de acumular problemas e porque pratica hábitos de vida saudável. 
 
Professor catedrático de Medicina Interna e de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, Fernando Pádua conta com um trabalho de mais de 50 anos a difundir ensinamentos de vida saudável. 
 
Recentemente recebeu o Prémio Nacional de Saúde 2007 pelo "pioneirismo e dedicação do trabalho de promoção e prevenção, que contribuiu inequivocamente para a obtenção de ganhos em saúde". 
 
Segundo Fernando de Pádua,“ a educação para a saúde deve começar na tenra idade. 
 
A industrialização faz com estejamos mais parados e o marketing televisivo, que há uns anos nos fez bem (nossa Luta Nacional contra a Hipertensão Arterial), está-se a tornar ameaçador sobretudo para as crianças. 
 
Os programas infantis estão cheios de publicidade a bebidas com chocolate, bebidas gasosas e a "junk-food", todas as asneiras da comida, o que nos está a tornar obesos. 
 
Estamos cada vez mais gordos e preguiçosos!” (...) 
Para este especialista, os inimigos do coração são: a gordura, o sal e o tabaco que são, responsáveis pela subida da pressão arterial, do enfarte do miocárdio e dos acidentes vasculares cerebrais. 
 
Devemos comer aquilo que gostamos, mas com mais saladas, fruta e menos doces, aumentar o exercício físico, subir escadas, andar a pé e em especial, não fumar”. 
 
Recorrendo ao Mestre Paul White, Fernando de Pádua faz diariamente um trabalho ao nível da sensibilização face aos problemas do coração e reforça a mensagem de que: "doença ou morte antes dos 80 é culpa do homem, não é de Deus nem da Natureza". 
 
Fernando de Pádua é um exemplo que tem percorrido o país sem desistir de afirmar a sua preocupação com o coração e sem se esquecer dos mais novos que, em seu entender, estão a ser estragados há 20 anos com hábitos totalmente incorrectos e produto deste novo tempo. 
 
Reconhecido internacionalmente, este especialista diz-se disposto a continuar a sua luta, uma vez que, “tudo tem de ser ensinado e desde cedo na escola. 
 
Os mais pequenos precisam de saber o que lhes é prejudicial para a saúde e compreender as razões pelas quais não devem exagerar nos fritos, deixar de praticar ginástica e abdicar de refeições saudáveis equilibradas, pois é mesmo a sua saúde que está em jogo compreender que, a mudança de estilo de vida é o ponto de partida para uma melhor saúde deve ser a preocupação dos pais que deixam os filhos horas a fio sentados frente à Playstation ou à televisão”. 
 
(Actualização:16.02.12)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PCP preocupado relativamente à atribuição de recursos para as Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo na região

PCP preocupado relativamente à atribuição de recursos para as Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo na região

ver mais
 
Câmara Municipal de Albufeira assinalou Dia Internacional do Voluntariado

Câmara Municipal de Albufeira assinalou Dia Internacional do Voluntariado

ver mais
 
José Mendes Bota recebeu Prémio "Maria Veleda" com promessa de mudar mentalidades

José Mendes Bota recebeu Prémio "Maria Veleda" com promessa de mudar mentalidades

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio