Sociedade

Geógrafo João Ferrão fala sobre “Aliança” entre cidade e natureza em Loulé

 
“Cidade e Natureza: para uma nova aliança respeitadora” é o tema da conferência que João Ferrão irá apresentar, no âmbito do Ciclo “Horizontes do Futuro”, na próxima quinta-feira, 23 de maio, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé.

 
Conforme refere a autarquia em nota de imprensa, "esta apresentação irá abordar um tema atual, que preocupa os responsáveis de todo o mundo, e estará, certamente, em consonância com aquelas que têm sido algumas das posições da Autarquia de Loulé em matéria ambiental e no que à adaptação às alterações climáticas diz respeito". 
 
Nascido em 1952, João Ferrão é licenciado em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e doutorado, também pela Universidade de Lisboa, em Geografia Humana.
 
É investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e o Conselho dos Observatórios. 
 
Desenvolve investigação nos domínios da geografia, do ordenamento do território e do desenvolvimento regional e urbano. 
 
Foi consultor da OCDE e coordenou diversos estudos de avaliação de políticas públicas para o Governo português e para a Comissão Europeia. 
 
Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e pró-Reitor da Universidade de Lisboa. 
 
É representante do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas no Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.