Sociedade

"Grande Bandeira da Liberdade" foi apresentada em Castro Marim

 
Nuno Rufino e Fátima Valentim
Nuno Rufino e Fátima Valentim  
Alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim estiveram hoje na Praça 1º de Maio, em Castro Marim, para inaugurar a "Grande Bandeira da Liberdade", com cerca de 40 metros.

 
Conforme explica nota da autarquia, a aventura começou com a grande história “À Procura da Liberdade, da autoria de Fátima Valentim, um conto infantil que traduz a essência da liberdade para uma vida mais feliz. De turma em turma, Fátima Valentim foi narrando a história e explicando às crianças o que era a liberdade, “que não era um carro, um avião, um fruto. Que não se compra como um bem material, não cresce nos jardins”. Transmitir os valores de Abril, foi o principal objetivo desta iniciativa, que depois ganhou forma na bandeira comemorativa, que evoca o espírito de festa no conceito da liberdade, sobretudo agora que “a liberdade faz anos”. 
 
Com a ajuda do ilustrador da obra, Nuno Rufino, cada aluno pintou depois a “sua” liberdade e são esses os trabalhos que deram origem a 40 metros de bandeira, numa expressão de liberdade conseguida pelo olhar e sentir de centenas de crianças.
 
As comemorações do 25 de Abril em Castro Marim continuam amanhã com um diversificado programa cultural e desportivo.