Sociedade

Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve chega a São Brás de Alportel

 
No dia 6 de Outubro, São Brás de Alportel vai acolher o XX Capítulo/XIV Grande Capitulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.

 
O evento é apoiado pela autarquia, e vai juntar na vila confrades portugueses e espanhóis.
 
No total, serão 25 Confrarias de Portugal e Espanha, bem como representantes da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, da Federação das Confrarias Enogastronómicas Espanholas e do Presidente do CEUCO – Conselho Europeu de Confrarias, Carlos Martin Cosme.
 
Segundo o programa, às 10h15, terá início, a partir do Mercado Municipal até aos Paços do Concelho o desfile das Confrarias, pelas ruas de São Brás.
 
Às 10h30, será feita a receção de boas vindas pela presidente da Câmara de São Brás Vitor Manuel Guerreiro e pelo Grão-Mestre da Confraria José Manuel Alves.
 
Já às 11h30 haverá a bênção das Insígnias, pelo padre António Farias, com acompanhamento musical da fadista Raquel Peters, seguida da Cerimónia de Entronização de novos Confrades de Honra, Mérito e Efectivos. Serão Confrades de Honra, o Presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, o Presidente da Câmara de São Brás, Vitor Guerreiro e o Pároco António Farias.
 
A cerimónina na Igreja Matriz, bem como o almoço do Capítulo é aberto à população e realiza-se às 13h15 no restaurante Rocha da Gralheira.
 
Para participar, é necessária inscrição, que pode ser feita para o email cgalgarve@gmail.com ou para o telefone 960 064 967.
 
A iniciativa tem como finalidade reforçar a imagem da Confraria como "guardiães" do como fazer, e o essencial dos seus objectivos: "difusão e divulgação da raiz cultural da região do Algarve e, também, o incentivo e defesa dos interesses públicos desta comunidade".