Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Idalina Rodrigues

Idalina Rodrigues
Imprimir Partilhar por email
06-10-2013 - 22:59
Idalina Rodrigues é a autora do livro: Legado do Conde de Ferreira no Algarve e, por detrás desta publicação, há um percurso de trabalho, de investigação, de conhecimento e de entrega ao ensino que merecem ser igualmente enaltecidos.
 
 
Natural de Pereiras - Quarteira, concelho de Loulé e nascida a 19 de Dezembro de 1942, Idalina Maria Rocheta Rodrigues estudou em Faro e reside em Portimão, sendo que, todas estas “movimentações” espaciais lhe permitem ter um conhecimento mais abrangente da região algarvia e, ao mesmo tempo, um sentimento grandioso de pertença ao Algarve. 
 
Como formação base possui o curso do Magistério Primário concluído em 1964 na Escola do Magistério Primário de Faro. 
 
Possui uma Licenciatura em Administração Escolar passada pelo Instituto Superior de Ciências Educativas em Odivelas, cuja conclusão ocorreu em 1993. 
 
Como formação complementar, Idalina Rodrigues participou em seminários, congressos, acções de formação, encontros, colóquios e reuniões que lhe permitiram acrescentar o saber e a troca de experiências. 
 
Também estudou em Inglaterra e, no ano lectivo de 1992/93, concluiu o trabalho de investigação e intervenção institucional, aprovado pelo conselho científico- pedagógico do Instituto Superior de Ciências Educativas intitulado: “ Cosmopolitismo Algarvio e sua Inserção na Instituição Escolar”. 
 
Idalina Rodrigues é igualmente formadora e, na área do ensino, entre outras, desempenhou funções como: Professora requisitada em funções inspectivas na Delegação Regional do Alentejo da Inspecção Geral da Educação entre os anos lectivos de 1994/95 e 1999/2000. 
 
Com um percurso notável ao serviço do ensino e das suas exigências nas mais variadas áreas onde também se inclui a auditoria, Idalina Rodrigues está aposentada dessas funções desde 2003 e, desde essa altura que tem direccionado o seu percurso para outras áreas que igualmente considera relevantes e onde pode dar o seu contributo com o muito conhecimento adquirido. 
 
Como voluntária, lecciona a disciplina de “ História da Educação “, em Universidades séniores designadamente Associação Sénior Autodidata de Portimão, Centro de Estudos de Lagos e Instituto de Cultura de Portimão. 
 
Paralelamente, dedica-se à investigação no âmbito da História da Educação. 
 
Idalina Rodrigues já desempenhou funções de Presidente do Clube Lions de Portimão e de Presidente da Região F. 
 
Tratando-se de um breve resumo da vida desta autora, ainda assim não se pode deixar de salientar a publicação do livro: “ Momentos da Jubilação”, datado de Abril de 2011. 
 
Com uma notável dedicação ao Algarve e à sua História e, com muito para dar nesta fase de vida em que o saber ganha mais expressão, Idalina Rodrigues é um exemplo de trabalho e de procura do conhecimento, motivo pelo qual merece uma sincera homenagem e um pedido de continuidade. 
 
(Actualização:21.03.13)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Joaquim Romero Magalhães



-

João Palma é campeão do mundo de acordeão (2018)



-

Jovens do BTTLoulé/Elevis "brilham" no Campeonato da Europa de Orientação em BTT (2018)



-

Vice-campeão mundial de BMX homenageado em Loulé (2018)



-

Albano Neto



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
ASAE leva Segurança Alimentar à Biblioteca Municipal de Faro

ASAE leva Segurança Alimentar à Biblioteca Municipal de Faro

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Liga NOS:Portimonense foi ao Bessa vencer por 2-0 (C/VÍDEO)

Liga NOS:Portimonense foi ao Bessa vencer por 2-0 (C/VÍDEO)

ver mais
 
Nadadora de Faro bate recorde europeu

Nadadora de Faro bate recorde europeu

ver mais
 
PCP denuncia possível encerramento da estação de correios de Aljezur

PCP denuncia possível encerramento da estação de correios de Aljezur

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio