Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Jorge Botelho levou Praias e Cultura de Tavira à 31ª edição da BTL

Jorge Botelho levou Praias e Cultura de Tavira à 31ª edição da BTL
Imprimir Partilhar por email
15-03-2019 - 14:58
A tarde desta quinta-feira dedicada a Tavira na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, permitiu mostrar mais de 17 quilómetros de extensão de praia ininterrupta, uma cidade dinâmica em termos culturais e um destino turístico considerado a Capital da Dieta Mediterrânica.
 
A cidade e o concelho foram apresentados por Jorge Botelho que sublinhou que, «quem visita as praias de Tavira fica sempre com vontade de lá voltar, mas a nossa cidade é muito mais do que isso. Temos feito uma aposta forte em termos culturais e naquilo que nos pode evidenciar no panorama regional e nacional».
 
O autarca frisou que, «Tavira está integrada no Parque Natural da Ria Formosa e deixo o convite para que, quem não conhece, possa desfrutar desta beleza natural que temos para oferecer. Mas Tavira é muito mais que praia. Tavira é a capital da Dieta Mediterrânica. Esta Feira atrai largas dezenas de milhares de pessoas, estamos apostados em melhorar a sua qualidade de ano para ano. Durante quatro noites, a Praça da República ilustra um cenário magnífico, onde se respira paz e segurança, para além das iguarias que temos para mostrar e degustar».
 
As pessoas juntam-se «à volta de um propósito que é o nosso slogan: “Tavira Um Património Milenar, um estilo a conservar”.
 
Jorge Botelho apresentou a programação cultural de Tavira lançando o convite para as Celebrações da Páscoa, cuja «religiosidade atrai muitos turistas em torno de uma comemoração que reflete as tradições dos naturais da localidade. Daqui a perto de um mês, teremos este marco importante para apresentar».
 
O autarca evidenciou também o programa “Viva a Primavera” que se iniciou há quatro anos atrás e que «envolve mais de 80 iniciativas culturais: expetáculos de música, expressões artísticas, cultura, exposições e palestras. Tudo isso decorre entre 21 de março e 30 de junho, período em que começamos propriamente o verão em Tavira».
 
Com quatro dias dedicados ao 25 de Abril, com a Mostra da Primavera, esta iniciativa «é uma feira enorme de produtos naturais, culturais, gastronómicos e os trabalhos dos nossos artesãos, apresentando as associações locais».
 
Na BTL, Jorge Botelho evidenciou também a comemoração dos 40 anos dos UHF que irão dar um concerto em Tavira, para além de outros momentos musicais que serão divulgados.
 
A partir de 24 de abril e até 26 de maio, ganha vida outro importante cartaz turístico da cidade, “A Rota do Petisco”, onde estarão envolvidos 45 estabelecimentos de restauração e pastelaria.
 
O Dia da Cidade que se celebra a 24 de junho, é «outro momento alto da cidade. «É o dia de S. João, mas nós fazemos uma comemoração de uma forma muito tradicional. Fazemos arraial num espaço sugestivo à beira-rio, com tudo enfeitado, sardinhadas e um salutar convívio».
 
No dia 1 de julho, «começa um período  de três meses de muita e diversificada música, para além dos concertos, temos Folclore, Jazz, exposições a acontecer com feiras temáticas, animação e, aquilo que é o início do programa "Verão em Tavira" com o Festival Cenas de Rua».
 
Na agenda cultural de Tavira anotam-se também os 15 dias de Festival de Teatro e animação que decorre na Praça da República e em frente ao Palácio da Galeria «para que toda a gente conviva com espetáculos únicos; com apresentações únicas no nosso país e que decorre entre 1 e 15 de julho».
 
No segundo fim de semana de setembro, Tavira tem na agenda, mais uma edição da Feira da Dieta Mediterrânica que começa à quinta-feira e acaba ao domingo».
 
Para finalizar, Jorge Botelho renovou os votos para que, «cada vez mais pessoas passem por Tavira e que assistam também à Semana da Juventude. Será um momento que antecede o regresso às aulas e que mostra bem o que é ser estudante. Temos palestras, um conjunto de iniciativas que visam mobilizar os nossos jovens. Nesse fim de semana, teremos dois dias com concertos na Praça da República como forma de terminar o verão em Tavira».
 
No fim do ano, «na Ponte Romana, temos agendado um programa mágico, onde se juntam milhares de pessoas para saudar o Ano Novo».
 
Jorge Botelho aproveitou a ocasião para lançar o novo vídeo promocional de Tavira, momento em que terminou a sua intervenção, remetendo o convite para que «todos visitem Tavira ao longo de todo o ano, porque temos muito para oferecer».   
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

CCDR revela projetos com declaração de impacte ambiental no Algarve sujeitos a auditorias



-

Cresc Algarve 2020 abre candidaturas ao ensino com prioridade à inclusão ativa



-

Câmara Municipal delibera iniciar procedimento de suspensão do PDM de Silves



-

Câmara de Albufeira lança concurso para adquirir 6 veículos ligeiros não poluentes



-

NERA, AMAL e CCDR Algarve lançam projeto que visa revitalizar áreas empresariais da região



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Golfinhos encurralados na Ria Formosa salvos a tempo

Golfinhos encurralados na Ria Formosa salvos a tempo

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Incêndios:Fuzileiros patrulham zonas rurais do Algarve

Incêndios:Fuzileiros patrulham zonas rurais do Algarve

ver mais
 
VRSA:Novo trabalho de Fernando Pessanha apresentado no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes

VRSA:Novo trabalho de Fernando Pessanha apresentado no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes

ver mais
 
Exposição em Loulé com “O Homem que só queria ser Tóssan”

Exposição em Loulé com “O Homem que só queria ser Tóssan”

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio