siga-nos | seja fã
PUB
 

José Maria Nunes

José Maria Nunes
Imprimir Partilhar por email
22-09-2013 - 00:06
José Maria Nunes é mais uma referência que merece ser enaltecida por ter transportado a região que o viu nascer pelo mundo onde exerceu a sua actividade profissional.
 
 
Natural de Faro, nascido em 1930, José Maria Nunes ficou conhecido do grande público enquanto escritor e cineasta. 
 
Ao longo do seu percurso, a necessidade de saber mais e de descobrir outras imagens para a sua criatividade, colocaram-no noutros destinos, sendo Espanha o mais destacado devido à sua mudança para o país vizinho, mas também por ser o local onde exerceu a sua actividade durante um maior período de tempo. 
 
José Maria Nunes cumpriu grande parte da sua vida artística em Barcelona, cidade onde veio a falecer em Março de 2010. 
 
Descrito como o escritor e cineasta hispano-português uma vez que, com apenas 12 anos de idade partiu para o país vizinho, tendo cumprido um longo percurso em terras espanholas na procura de oportunidades de trabalho e de conhecer nomes célebres com quem pudesse desenvolver a sua actividade e o sonho de ser um profissional reconhecido. 
 
Desde a tenta idade que José Maria Nunes se interessou pelo mundo do cinema, razão pela qual se predispos descobrir outras localidades de Espanha. 
 
Na década de 50 do século XX, este nome do cinema passou a dedicar-se à actividade que desenvolveu ao longo da vida de uma forma mais profissional e sistemática, tendo tido a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do cinema como sendo Enrique Gómez, Ignacio Farrés Iquino ou Joan Lladó. 
 
Foi director de cinema, escreveu guiões que interpretou e cedeu a outros cineastas, descobriu a pintura e a representação, já que foi actor nos filmes realizados por Jordi Cadena, Alfonso Ungría e Carlos Atanes seus conhecidos não só pela profissão, como por uma amizade que se estabeleceu ao longo do percurso. 
 
José Maria Nunes, é mais um talento que deve ser destacado, sobretudo pela oportunidade de ver um algarvio descrito nas muitas interpretações conhecidas deste grande nome internacional que será imortalizado como o “pai” da escola de cinema de Barcelona. 
 
Em Portugal, José Maria Nunes foi condecorado por Cavaco Silva que lhe reconheceu o mérito com a atribuição de Grande Oficial da Ordem de Santiago.Cavaco Silva, na qualidade de Presidente da República reforçou a homenagem “ao exemplo de integração que representa a comunidade portuguesa na Catalunha”. 
 
Apaixonado pelo cinema, José Nunes foi um dos fundadores da escola de Barcelona, um movimento marcante na vida cultural da Catalunha, razão pela qual será recordado em ambos os países. 
 
José Maria Nunes escreveu o seu primeiro guião com nove anos de idade e, desde aí nunca mais parou de desenvolver conhecimentos e talentos aos mais variados níveis, já que realizou o seu primeiro filme em 1957, contando apenas 20 anos de idade que se intitulou "Mañana" . 
 
A sua ligação à escola de cinema de Barcelona foi afirmada pela forma de ver e de viver o cinema e, sobretudo de "moldar a inteligência à emoção". 
José Maria Nunes realizou 14 filmes e colaborou num total de 27 até praticamente ao momento da sua morte. 
 
A sua última obra intitula-se "Respublica", um filme com um único actor, José María Blanco, que Nunes explicou ser "uma apologia do suicídio", um filme que reafirma "que cada individuo pode ser livre, mesmo ao ponto de dispor da sua própria vida". 
 
Numa das suas últimas entrevistas, o cineasta confessou que, "Sou imigrante. Imigrei por necessidade com o meu pai. Decidiu sair de Portugal. Estivemos cinco anos em Sevilha mas eu sempre quis fazer cinema e convenci-o a vir para Barcelona". 
 
Para José Maria Nunes, "Barcelona é uma das cidades mais cultas de todas as civilizações. É um sítio de cultura extraordinária, muito interessante cultural e artisticamente. Cheguei com 17 anos e hoje quando me perguntam a nacionalidade, digo que sou um 'barcelonit'". 
 
(Actualização:02.06.11)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Loulé fez balanço de 2017

Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Loulé fez balanço de 2017

ver mais
 
Uber e Re-food convidam motoristas e utilizadores a juntar-se a causa solidária

Uber e Re-food convidam motoristas e utilizadores a juntar-se a causa solidária

ver mais
 
Seis arguidos acusados pelo Ministério Público por burla que rendeu mais de 800 mil euros

Seis arguidos acusados pelo Ministério Público por burla que rendeu mais de 800 mil euros

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio