Sociedade

Jovens algarvios assinalaram Dia Mundial da Água com Fórum e entrega de prémios

Fortaleza de Sagres - foto DRCAlg
Fortaleza de Sagres - foto DRCAlg  
O Dia Mundial da Água que se celebrou a 22 de março, foi vivido de forma especial pelos jovens algarvios.

 
Sob a alçada da  Agência Portuguesa do Ambiente, através da sua Administração da Região Hidrográfica do Algarve, decorreu no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), a 9ª edição do Fórum Água Jovem dirigido aos jovens do Algarve que participaram no Concurso Água Jovem e frequentam o ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino especial (alunos com medidas educativas seletivas e adicionais).
 
Na edição deste ano, comunicado da Agência Portuguesa do Ambiente, revela que os temas propostos aos interessados em participar no concurso foram “Mãos que cuidam da Água – O contributo para a Agenda 2030” e, “Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”.
 
Pretendeu-se com esta iniciativa, realizada em parceria com as empresas Águas do Algarve, o Zoomarine e o apoio do Grupo Hubel, contribuir para a sensibilização e a reflexão crítica dos jovens quanto à importância do seu contributo para a eficiente gestão da água e a interligação desta preocupação com os objetivos da Agenda 2030, para além da divulgação dos valores naturais e culturais do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
 
Assim cerca de 400 jovens de estabelecimentos de ensino de Olhão, Faro, Lagoa e Vila do Bispo participaram nesta edição do Fórum Água Jovem, com diferentes atividades organizadas pela APA-ARH do Algarve e pelos vários parceiros.
 
Durante este dia, foi ainda dada a possibilidade dos participantes de fazer uma viagem em Sagres com algumas paragens relevantes e sempre com o mesmo propósito, sensibilizar para a importância da poupança de água e cuidados a ter com o meio ambiente.
 
No período da tarde realizou-se a cerimónia de entrega de prémios, por categorias, aos participantes classificados com os três primeiros lugares ou com menção honrosa.
 
Contou-se, ainda, com uma intervenção da Câmara Municipal de Vila do Bispo sobre a Escola de Sagres e a visita à Fortaleza de Sagres.