Sociedade

Lagoa: Comemorações do centenário do Farol de Alfanzina com lançamento de documentário e caminhada guiada

 
No âmbito das comemorações do centenário do Farol de Alfanzina, tem lugar no próximo dia 25 de junho, pelas 21h30 o lançamento oficial do documentário "Caminho dos Promontórios", no Largo do Forte de Nª. Sra. da Encarnação em Carvoeiro.

A Câmara de Lagoa explica em nota emitida à comunicação social, que o documentário em causa, relata uma caminhada protagonizada pelo "Caminhante" ao longo de um troço «fascinante» do litoral de Lagoa, em que o périplo começa no outono e atravessa as quatro estações do ano, para dar a conhecer os valores naturais, histórico-culturais e cénicos que caracterizam os sete quilómetros do litoral poente do concelho.
 
O Faroleiro, o Amigo do Caminhante, o Passeante, o Arqueólogo, a Bióloga, o Geógrafo e o Pescador, ajudam o protagonista a conhecer melhor o território atravessado por este percurso. Por fim, o Caminhante descobre que há mais que uma forma de percorrer o Caminho dos Promontórios.
 
O acesso é livre mas sujeito à lotação dos lugares sentados. O documentário irá ter estreia simultânea nos canais de comunicação e redes sociais do Município de Lagoa.
 
Já no sábado, dia 26 de junho, pelas 17h00, poderá participar na atividade "Entre Faróis: Caminhada Guiada" que irá levar os participantes do Farol da Ponta do Altar até ao Farol de Alfanzina.
 
A participação é livre, mas limitada a 24 participantes, e requer inscrição.
 
O percurso é linear e tem duração prevista de 3,5 a 4 horas, assinala a autarquia. Haverá paragens ao longo do trajeto para breves explicações sobre a paisagem (geoformas, património construído, fauna e flora).
 
A organização assegura: seguro, credencial de identificação, lanche e água, transporte de regresso.
 
Aconselha-se o uso de vestuário e calçado que permitam boa mobilidade e adequados à época do ano, chapéu, protetor solar e garrafa de água.
 
Para mais informações poderá consultar o site do município.