Sociedade

Lagoa:Seminário Nacional Eco-Escolas 2019 com certificação EcoEvento Algar

 
A Algar promove a realização de iniciativas concretas que transformam os eventos em bons exemplos ambientais.

 
Assim a empresa responsável pelo transporte, receção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios algarvios, tem como objetivo "garantir que os organizadores assegurem a adequada gestão de resíduos produzidos nos recintos dos eventos, prevenindo a sua produção, motivando a sua reutilização, reciclagem e sensibilizando os participantes para que colaborem neste movimento coletivo". 
 
Como exemplos em 2018 a Algar aponta para alguns "EcoEventos" que aconteceram na região do Algarve, nomeadamente o Festival Med (Loulé); Fatacil (Lagoa); Carnaval (Loulé); 37.º Concentração Internacional de Motas (Faro); Feira Medieval de Silves; Mamamaratona (Portimão); Paddle Out For Nature (Vila do Bispo); Feira de Dieta Mediterrânica (Tavira), entre outros.
 
Eventos que de acordo com nota da empresa, permitiram encaminhar nos 16 conclhos algarvios "mais de 30 mil quilos de recicláveis para valorização, desviando esses resíduos da deposição em aterro".
 
O primeiro evento este ano a receber o selo ecovento é o Seminário Nacional Eco-Escolas 2019, iniciativa promovida pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa – Eco-Escolas com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, que irá realizar-se entre 18 a 20 de Janeiro, no Centro de Congressos do Arade e que se destina a professores, técnicos de municípios que trabalham com  o programa Eco-Escolas e outros profissionais ligados à educação ambiental. Estima-se a presença de cerca de 400 participantes.
 
O Seminário será composto por diversos Painéis, com os seguintes temas: Mar: conhecer para preservar | Reinventar a nossa Floresta| Alterações Climáticas| EDS em Municípios parceiros Eco-Escolas | Montra de projetos: 7 minutos, 7 parceiros | Eco-Escolas: desafios e oportunidades| Rede Eco-Escolas: Boas práticas. 
 
A ALGAR, para além de apoiar a iniciativa ecoevento, estará integrada na exposição Eco-Mostra, feira de Ambiente que decorrerá em paralelo ao seminário, no mesmo local, mediante a presença do Veículo de Educação Ambiental, onde espera disponibilizar informação sobre os projetos em curso no âmbito da atividade de comunicação e sensibilização ambiental da empresa. 
 
Aos visitantes que passarem pelo mesmo Veículo da Algar, será entregue o Guia com todas as atividades de sensibilização realizadas pela empresa, gratuitamente, destinadas às escolas e aos municípios da região do Algarve. A empresa prevê ainda distribuir ecobags e sinaléticas informativas (limitado ao stock existente) para incentivo na separação e deposição doméstica das embalagens recicláveis.
 
Refira-se que um "EcoEvento" é uma iniciativa pontual, certificada pela Algar, que se realiza num espaço pré-definido, durante um período de tempo limitado, onde se praticam medidas ambientais adequadas, que contribuem para a sustentabilidade da região. Os "EcoEventos" são apoiados com um serviço adequado de recolha seletiva adaptado à sua dimensão, sensibilização local e benefícios económicos associados à quantidade de embalagens separadas corretamente.
 
Esta iniciativa faz parte de uma estratégia de comunicação ambiental em fase de implementação em todas as concessionárias do Grupo EGF, ao qual a Algar pertence, que alia a inovação social e o foco nos resultados, numa metodologia que obteve financiamento por parte do POSEUR (Fundo de Coesão)e que na prática pretende levar a que o cidadão recicle tudo, sempre e em todo o lado.
 
Todos os organizadores de eventos poderão concorrer a esta iniciativa, nos quais se incluem os municípios, as juntas de freguesia e promotores.