Sociedade

Lagos:Mercado de Escravos distinguido pelo Observatório Internacional dos Direitos Humanos

 
O Núcleo Museológico Rota da Escravatura, instalado no edifício conhecido como “Mercado de Escravos”, recebeu, na passada segunda-feira, dia 10 de dezembro, a visita da representante do Observatório Internacional dos Direitos Humanos, que procedeu à entrega, a este equipamento museológico, do título honorífico de “Centro Internacional de Memória Viva da Dignidade Humana”.

 
A atribuição insere-se num “cordão mundial de solidariedade, na esfera da cidadania global a favor da Paz” e, reconhece alguns notáveis monumentos que, face à sua história, são hoje, um espaço de cultura e de paz, transmitindo tranquilidade e bem-estar a todos os seres humanos que os visitam, esclarece a autarquia lacobrigense.
 
O equipamento museológico distinguido perpetua a memória da escravatura e situa-se próximo do local onde, em 1443, teve lugar a primeira grande venda de escravos da Europa quatrocentista, em que os cativos africanos eram trazidos de África para a Europa pelas caravelas.
 
A cerimónia de entrega do título honorífico contou com a presença de Maria Luisa Francisco, assessora do Observatório Internacional dos Direitos Humanos, da Presidente da Câmara Municipal de Lagos, membros do Executivo Municipal, deputados municipais, comunidade escolar e outros convidados.
 
O Observatório Internacional dos Direitos Humanos é uma organização de abrangência mundial, com sede em Portugal, que defende a dignidade da pessoa humana em todos os lugares do Planeta e fomenta a paz, de modo a contribuir para um mundo mais equitativo e sustentável, assim como para o bem comum da Humanidade. Com o lema “Servir a Humanidade”, o Observatório dá particular atenção aos maiores e mais persistentes ao longo da História da Humanidade flagelos sociais, com especial enfoque na extrema pobreza, na fome e desnutrição, que atingem milhões de seres humanos em todo o mundo.