Sociedade

Ministro do Ambiente inaugurou 4,85 quilómetros de passadiços no Loulé litoral

 
 
João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, presidiu esta sexta à cerimónia pública de inauguração dos Passadiços Loulé Litoral - 1ª fase.

No Ancão, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, o responsável governamental descerrou a placa inaugural do equipamento integrado no Programa POLIS e que corresponde à primeira fase da intervenção, que se estende entre a Quinta do Lago (Ludo) e a Praia do Garrão. 
 
Ao todo, segundo adianta nota da Câmara de Loulé, são 4,85 quilómetros de passadiços, tendo sido criadas seis zonas de descanso e reabilitados os espaços adjacentes, a par da remoção de plantas invasoras, da plantação de pinheiros e da construção de paliçadas para proteção dunar. 
 
Na segunda fase do projeto, está prevista a realização da ligação à cidade de Quarteira, totalizando 7,8 quilómetros de percurso. “O nosso objetivo é poder vir a pé ou de bicicleta da Marina de Vilamoura até ao perímetro externo do Aeroporto de Faro. Esse é o nosso sonho e vamos, com certeza, concretizá-lo!”, anunciou o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo.
 
Com um valor base de cerca de 3.733.000€, a empreitada permitiu ainda criar um parque de estacionamento no Ancão, com 427 lugares convencionais e 16 destinados a pessoas com mobilidade reduzida, bem como quatro áreas para motociclos, o que se reveste de especial importância para os veraneantes que frequentam esta zona balnear.
 
Para o Ministro do Ambiente, o valor investido “é uma parcela significativa do ainda mais expressivo investimento que está a ser feito no litoral por este Governo que é de 120 milhões de euros”. 
 
No mesmo dia em que Loulé foi um dos municípios algarvios a assinar um protocolo de cogestão do território que abrange a Reserva do Parque Natural da Ria Formosa, o Ministro que tutela a pasta do Ambiente reforçou a importância da “partilha de responsabilidades entre o Estado central (ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) e as autarquias”. “Cada vez mais as autarquias reconhecem a relevância e o quão podem ser diferentes os seus territórios por terem espaços tão magníficos como este e estarem dentro de um parque natural. E o caso da Ria Formosa é, de facto, uma evidência. Por isso estes projetos são da maior importância para cimentar o conhecimento e esta relação de gestão do território”, realçou.
 
Por exemplo o novo passadiço, “Em breve transitará para o Município de Loulé e nós vamos cuidá-lo com carinho porque temos aqui uma mais-valia para a nossa atividade turística de primeiríssima importância. Representa em si todo um programa: é o convívio entre as pessoas, a fruição da natureza, o andar a pé, todos estes valores que estão incorporados neste equipamento”, vincou Vítor Aleixo.