Sociedade

Mitos e desafios no doente oncológico resulta em sessão de esclarecimento em Portimão

 
A Teia D'Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e integrado no Programa da Cidade Europeia do Desporto, encontra-se a desenvolver o projeto Saber + para Viver Melhor.

 
Segundo a Teia D'Impulsos, trata-se de um conjunto de sessões de formação dirigidas à comunidade, concebidas com os alguns objetivos como a educação da população para a saúde; promoção de estilos de vida saudáveis; e, promoção da literacia em saúde na comunidade.
 
A terceira edição do Saber + para Viver Melhor irá decorrer no próximo dia 28 de março, a partir das 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão. 
 
O tema escolhido para a edição de março será o Cancro, sendo o painel de convidados interpelado para desmistificar mitos e identificar os desafios que são colocados no acompanhamento dos doentes oncológicos. 
 
Nota da associação revela que de acordo com estimativas da Agência Internacional para a Investigação do Cancro, no ano de 2018, o número de novos casos de cancro em Portugal ultrapassou os 58 mil, com as mortes por doença oncológica a ascenderem a quase 29 mil.
 
Para falar de "Cancro – Mitos e Desafios no Doente Oncológico", três convidados irão abordar os temas: "Mitos e desafios para o Oncologista" por Paulo Luz, Médico Oncologista do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA); "Mitos e desafios no suporte psicológico" por Marina Carvalho, Psicóloga Clínica e da Saúde do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUA e Professora Assistente de Psicologia Clínica do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT); "Mitos e desafios na Atividade Física" por Ricardo Gonçalves, Professor Assistente do ISMAT de Educação Física e Desporto. A moderação da sessão estará ao cargo de Nuno Bernardino Vieira.
 
A participação nas sessões é de entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes terão ainda oportunidade de colocar questões e dúvidas aos especialistas que compõem o painel de convidados.