Sociedade

Município de Lagoa adere às comemorações nacionais do Dia Municipal para a Igualdade

 
O Município de Lagoa adere às comemorações nacionais do Dia Municipal para a Igualdade, assinaladas a 24 de outubro, sendo promovidas diversas iniciativas que pretendem alertar e sensibilizar para a igualdade de direitos e oportunidades, a não discriminação e a participação cidadã por parte de todas as pessoas concorrendo para as metas do ODS 5 – Igualdade de Género da Agenda 2030 para a sustentabilidade, recorrendo para tal a diferentes expressões artísticas e culturais ao longo do mês de outubro para diferentes públicos.

De acordo com nota da autarquia, uma das iniciativas prende-se com a visita do Executivo Municipal às escolas do concelho, com o objetivo de proporcionar o diálogo entre os jovens, conhecer as áreas em que cada um é responsável, o trabalho realizado no município e promover uma cidadania participativa, entre os mais jovens. Uma ação que decorreu no ano letivo 2021/2022 no âmbito do projeto My Polis nas escolas. Neste ano letivo, o Município de Lagoa pretende alargar esta iniciativa para todos os alunos do concelho.
 
Será também apresentado o espetáculo "Samotracias", no Auditório Carlos do Carmo, que não é mais do que o grito de três mulheres que se agarram à sua ânsia de emigrar.
 
A mais jovem procura enriquecer no estrangeiro. Há também uma mãe viúva que quer fugir a um novo casamento forçado. A mais velha, que passou a sua vida a servir os outros, procura um fim diferente para os seus dias. São três mulheres que querem a mesma coisa: partir.
 
Neste âmbito, haverá Teatro Fórum - Suzete faz frete! A dinamização de uma sessão de formação para colaboradores da Câmara Municipal de Lagoa e outros públicos interessados, com uma metodologia humorada, lúdica, prática, com desafios introspetivos e dinâmicas de grupo. A sessão tem uma componente teatral onde é retratada a Suzete, uma mulher como tantas outras, que trabalha, tem família e tem sonhos. É uma mulher da limpeza, com o sonho de ser cantora. Ela desabafa os seus problemas com o público, envolvendo-os na sua história, na esperança de que possam ter a solução para uma relação onde não está feliz e onde nunca teve espaço para ser quem verdadeiramente é. De uma forma divertida e interativa, esta personagem clown cria uma ligação com o público, que se revê nela ou sente compaixão por si.
 
Os temas a serem retratados são a violência doméstica, o papel da mulher na família e no trabalho, discriminação e preconceito, o amor e afeto, inteligência emocional, comunicação assertiva, tendo como principais objetivos: sensibilizar para a violência e promoção da resiliência e do amor, de uma forma, leve, divertida e marcante, fazer perceber que podem sonhar e que podem transformar o seu sofrimento, fazer perceber que cada um tem papel importante na mudança, levar a refletir sobre o problema e promover soluções, fazer perceber o que cada um pode fazer e incentivar a assumirem uma voz ativa, promover a união e envolvimento à volta das soluções/ações, estimular o sentido de missão e utilidade social de cada um, ajudar na tomada de consciência de que é um problema de todos e na desmistificação de crenças sobre a violência e suas vitimas, promover o amor como solução, aprender a lidar com situações abusivas, entender como ajudar.
 
Finalmente, estão agendadas as XI Jornadas d´O Companheiro, intituladas "Percursos em Liberdade: o tempo não apaga..."
 
O objetivo é reunir técnicos de demais áreas de especialidade da justiça e de diferentes inserções institucionais visando a integração da pessoa durante e na pós-reclusão, enfatizando a zona do Algarve. Pretende-se também estimular a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, permitindo-lhes o conhecimento das metodologias de atuação em Portugal.
 
O Companheiro através do Gabinete Sul, concretiza estas Jornadas pelo sétimo ano consecutivo em Lagoa e com a colaboração da Câmara Municipal, atendendo ao sucesso que as mesmas têm vindo a revelar. A edição deste ano conta com vários profissionais das mais diversas áreas ligadas a temas atuais da sociedade em geral, onde se poderão discutir vários tipos de intervenção, nomeadamente o Direito, a Psicologia, a Comunicação Social, os Serviços Nacionais de Saúde e de Saúde Local, as Forças de Segurança e Apoio na Comunidade.