Sociedade

Município de Lagos apaga as luzes e associa-se à Hora do Planeta

 
O Município vai aderir, uma vez mais, a esta ação de proteção do planeta e, no sábado, dia 24 de março, entre as 20h30 e as 21h30, e desliga as luzes em defesa do ambiente.

 
A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental da rede WWF (World Wildlife Found), que neste dia convida a desligar as luzes durante uma hora, em claro sinal de apoio à sustentabilidade ambiental, garantindo que o uso dos recursos naturais renováveis seja sustentável, reduzindo a poluição e o desperdício. 
 
O evento teve início em 2007 na Austrália e no ano seguinte transformou-se num movimento global a que aderiram mais de 65 milhões de pessoas. No ano passado chegou a 180 países e territórios, a mais de 9 mil cidades e vilas. Em Portugal, 140 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos e o Cristo Rei, ficaram completamente às escuras.
 
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Lagos vai, desliga as luzes em vários espaços públicos e monumentos emblemáticos, convidando todos a participarem neste movimento global de mudança de atitudes e comportamentos em defesa do ambiente.
 
Neste sentido, será desligada a iluminação nos seguintes locais do concelho: Fontes ornamentais do centro da cidade; Fontes ornamentais da Avenida dos Descobrimentos, Fonte ornamental de São Gonçalo; Rotunda dos Ventos (Meia Praia), Fachada da Igreja de Santa Maria, Iluminação da Muralha no Jardim da Constituição, Iluminação das fachadas da Fortaleza Ponta da Bandeira, Iluminação exterior do Moinho de Odiáxere, Edifício Paços Concelho Séc.XXI. Para além destes, destaque também para o Parque Radical/ e Máquinas de manutenção física na Rua José Afonso e Rua da Gafaria; Praça Gil Eanes - projetor da Estátua de D. Sebastião; Praça Luis de Camões – projetor da Estátua dos Combatentes da Grande Guerra; Praça do Infante – Iluminação da estátua do Infante e parte da Fonte cibernética.