Sociedade

Município de São Brás de Alportel e GIPS da GNR assinam protocolo para a prevenção de incêndios

 
 
Com esta medida, o Município procura facilitar o trabalho destes agentes de Proteção Civil na sua missão de proteção da Floresta no território.

 
No âmbito do Plano de Operacionalização de Fiscalização – Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o Município de São Brás de Alportel e o Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro da GNR assinaram no passado dia 19, um protocolo de cedência e utilização de equipamento e acesso a informação geográfica concelhia.
 
Segundo indica nota da autarquia, o protocolo formaliza a cedência de um tablet onde a 2.ª Companhia de Intervenção, Proteção e Socorro da GNR vai aceder a informação geográfica, nomeadamente ortofotocartografia digital do concelho, necessária para a implantação de uma eficaz ação junto dos proprietários e população em geral.
 
Este equipamento vai  assim facilitar o trabalho de fiscalização e sensibilização no terreno relativo às limpezas das faixas de gestão de combustível, nomeadamente, nas áreas de 50 metros de segurança de habitações. 
 
De acordo com a legislação vigente, estas limpezas devem ser efetuadas até 15 de março de 2018. As equipas irão trabalhar na informação e sensibilização das populações para esta problemática, fiscalizando eventuais casos de incumprimento.
 
O acordo foi firmado por um período de seis meses com possibilidade de renovação automática por períodos iguais.