Sociedade

Município de Silves assinala “Dia Mundial de Luta Contra a Sida" com ação dirigida aos alunos

O “Dia Mundial da Luta Contra a SIDA”, 1 de Dezembro, será assinalado pelo Município de Silves no próximo dia 28 de novembro, com uma ação de sensibilização sobre a problemática do Vírus HIV - SIDA, dirigida aos alunos da Escola Secundária de Silves e aos alunos das E.B 2,3 do Concelho de Silves (9º anos).

 
O programa começa pelas 10h00, com a receção aos jovens e professores, logo seguida da sessão de abertura, na qual estará presente o executivo da Câmara Municipal e um representante da Área da Sexualidade da Escola Sec. de Silves (Essilves), o prof. Jorge André.
 
Segue-se uma dinâmica de Teatro-Fórum sobre o Vírus VIH-Sida e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (10h20), preconizada pela Turma de Artes do Espetáculo - Interpretação da Escola E.B.S. da Bemposta, que consistirá numa breve dramatização de determinadas situações suscetíveis de discussão, com o intuito de levar a refletir sobre os problemas na adolescência, ao longo da vida e sobre a melhor forma de os ultrapassar.  
 
O momento seguinte (10h40), permitirá esse aprofundamento da reflexão, já que o enfermeiro Alberto Santos (Técnico da Equipa de Intervenção em Saúde Escolar do Centro de Saúde de Silves), especializado na prevenção de fatores de risco tais como a gravidez indesejada, consumo de drogas, violência no namoro entre outras que mais diretamente atingem os Jovens, fará uma ação de sensibilização/esclarecimento sobre estes temas. 
 
Pelas 11h00 haverá um coffee-break, dinaizado pela Turma do Curso Profissional de Restauração variante BAR, da Essilves. O momento será, ainda, aproveitado para a entrega de questionários aos jovens presentes.
 
Após o intervalo (11h20), o Enfermeiro Malta e Susana Santos, ambos da Equipa Técnica Especializada de Redução de Danos da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências - DICAD da ARS Algarve, farão uma breve reflexão sobre a temática do Vírus VIH/SIDA, seguindo-se a demonstração da correta colocação do preservativo masculino e feminino. Estes dois técnicos farão, ainda, uma dinâmica de grupo interativa, sobre a transmissão do VIH-SIDA/IST´S, na qual serão auscultados os verdadeiros conhecimentos dos jovens sobre a transmissão deste tipo de doenças.
 
A ação encerra (11h50) com um momento de debate aberto, onde os jovens poderão colocar as suas questões e dúvidas aos técnicos e oradores presentes.
 
No final da manhã, os técnicos do Sector de Juventude da autarquia irão distribuir pelos presentes material divulgativo/preventivo, cedido pelo Centro de Acolhimento e Detecção Precoce de Infecção HIV/SIDA - CAD de Faro.
 
Na parte da tarde, entre as 14h00 e as 17h00 realizam-se, gratuitamente, rastreios do Vírus HIV-SIDA aos jovens (maiores de 18 anos) e à comunidade. 
Simultaneamente, serão esclarecidas dúvidas e feita a sensibilização sobre a problemática do vírus HIV-SIDA. Estes rastreios serão orientados pela Equipa Técnica Especializada de Redução de Danos da divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências - DICAD da ARS Algarve.