Sociedade

Município de VRSA garante manutenção dos apoios escolares no arranque do ano letivo

 
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, e a vereadora com o pelouro da educação, Conceição Pires, deram as boas vindas aos alunos no arranque do novo ano letivo. O executivo efetuou um périplo de visitas pelas várias escolas do município, ouvindo professores, alunos, funcionários e encarregados de educação.

Em comunicado, a autarquia diz que irá assegurar a aquisição de material de desgaste para todas as salas de ensino pré-escolar e 1º ciclo, até ao valor aproximado de 100 euros por sala, o qual será entregue no decorrer do mês de outubro.
 
No ensino pré-escolar público do concelho, todos os alunos podem também usufruir de prolongamento de horário gratuito até às 17h30. Em horário curricular, a autarquia disponibiliza técnicos especializados para coadjuvar a educadora no desenvolvimento de atividades de expressão física, expressão musical e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
 
As atividades de enriquecimento curricular nas escolas do 1º ciclo do ensino básico, atualmente e no âmbito da descentralização de competências, são igualmente asseguradas pelo município.
 
Ao nível dos transportes, o município assegura a comparticipação dos passes escolares a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário que reúnam as condições estipuladas no Regulamento de Transportes Escolares Municipal.
 
Os passes são gratuitos para todos os alunos do ensino básico e alunos com o 1º escalão do ensino secundário; são comparticipados em 75% para os alunos do ensino secundário com o 2º escalão e comparticipados em 50% para os restantes.
 
São igualmente efetuados, diariamente, de forma gratuita, circuitos especiais, com as viaturas municipais, para dar resposta aos alunos do ensino básico que residam em zonas rurais e de difícil acesso aos circuitos de transporte coletivo.
 
Da mesma forma, os alunos que frequentam estabelecimentos de ensino que não disponham de refeitório escolar são transportados, e acompanhados por assistentes técnicos e assistentes operacionais para um refeitório noutro estabelecimento de ensino.
 
A autarquia irá ainda ceder transporte aos agrupamentos de escolas para a realização de visitas de estudo enquadradas em atividades ou projetos definidos no plano anual de atividades, mediante disponibilidade do município.
 
Para o ano letivo 2022/2023, a Câmara Municipal disponibiliza ainda um conjunto de propostas de atividades dirigidas às turmas de todos os níveis de ensino, de modo a complementar a aprendizagem destes alunos.