Sociedade

Natal e Ano Novo em Tavira com muita animação, pista de gelo e fogo de artifício em vários pontos da cidade

 
Com o intuito de celebrar o Natal, a autarquia tavirense preparou um programa que dará atenção ao cumprimento das condições de higiene e segurança definidas, no âmbito do Estado de Calamidade, atualmente, em vigor.

Trata-se de uma programação variada, que inclui a realização de diversas mostras de artesanato de Natal, nos dias 08, 11, 12, 18, 19, 20, 21, 22 e 24 de dezembro, no Jardim das Palmeiras, entre as 10h00 e as 18h00 (exceto, na véspera de Natal, cujo horário será entre as 10h00 e as 13h00). 
 
As mostras visam promover os produtos locais e da época, bem como o estilo de vida mediterrânico e contam com o apoio das associações de artesanato locais. A música não irá faltar, com o espaço do Mercado da Ribeira a ser «palco» de espetáculos para todos os gostos, conforme aponta o Município, em nota enviada à comunicação social.
 
As atuações têm início, no dia 11, pelas 16h00, com o Grupo de Cantares “Searas de Outono”, seguindo-se, no dia 19, também pelas 16h00, o Coro Jubilate Deo. De 20 a 23, pelas 15h00, é possível assistir às atuações do Quinteto da Orquestra da Orquestra de Jazz do Algarve com Marta Hugon (20), do Coral Vozes do Imaginário de Évora “Cantos ao Menino, Reis e Janeiras” (21), do Gospel Collective (22) e ao espetáculo de harpa e voz de Helena Madeira (23).
 
No dia 18, pelas 10h30, terá lugar uma arruada da Al-Fanfarre, pelas ruas da cidade. Também, nesta data, pelas 21h30, a Igreja do Carmo, volta a ser o cenário de mais um concerto de Natal: “Uma Viagem de Natal” – Filomusica Ensemble pelos cantores do Teatro Nacional de São Carlos.
 
No dia 18 de dezembro, entre as 10h30 e as 12h00, o Mercado Municipal acolhe a oficina de culinária alusiva a esta época festiva, orientada pelo Chef Abílio Guerreiro.
 
À meia-noite de dia 31 de dezembro, haverá espetáculo piromusical de boas-vindas ao novo ano, o qual será visível em vários pontos da cidade, de forma a não pomover aglomerados no centro, sublinha a autarquia.
 
Até 06 de janeiro, há diversos presépios que estarão abertos a uma visita, no Quartel dos Bombeiros - Bombeiros Municipais de Tavira; na arcadas dos Paços do Concelho - Junta de Freguesia de Tavira e Mercado da Ribeira- Associação Baixa de Tavira.
 
Também até 7 do próximo mês, encontra-se patente, na Igrejas da Ondas, de terça-feira a sábado (exceto feriados), entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 16h45, o presépio do CNE – Agrupamento 100 Tavira.
 
No âmbito da programação de Natal da Associação da Baixa de Tavira, até 30 de dezembro, haverá pista de gelo, junto ao Mercado da Ribeira, e uma «casinha do Pai Natal». De 20 a 22, os mais novos podem também assistir, na Galeria André Pilarte, pelas 15h00, à “Hora do Conto”.
 
Com o intuito de dinamizar o comércio local, a Associação Baixa de Tavira, realiza passatempos semanais, cujos prémios serão convertidos em vouchers para usar, diretamente, nos estabelecimentos associados, nos dias 10, 17, 24, 31 de
dezembro e 10 de janeiro (final).
 
Estas ações são cofinanciadas pelo Programa Operacional do Algarve – CRESC Algarve 2020, no âmbito do Portugal 2020, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 
Devido à evolução da situação epidemiológica, nos eventos que se realizam em espaços fechados, foi reduzido o número de lugares por forma a garantir o distanciamento social e a etiqueta respiratória. Neste sentido é obrigatório o uso de máscara, assim como a apresentação de um dos seguintes documentos:Certificado Digital Covid-19; comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo há, pelo menos, 14 dias ou comprovativo de realização de teste laboratorial com resultado negativo (PCR realizado nas 72h antes do espetáculo ou antigénio nas 48h antes do espetáculo).