Sociedade

Nova editora algarvia apresenta obra "Um Algarve com Sentidos" em Portimão

 
Esta primeira edição terá uma tiragem de 400 exemplares.

 
Integrada nas comemorações do Dia da Cidade de Portimão, a apresentação terá lugar no dia 12 de dezembro, às 18 horas, no Auditório Júlio Bernardo do Museu de Portimão. Na cerimónia de apresentação, para além do autor, estarão presentes o autor das quadras originais, Nautílio Martins, e, como oradores convidados, Nuno de Santos Loureiro (professor e investigador na Universidade do Algarve e director dos ENFOLA -
Encontros de Fotografia de Lagoa) e Isilda Gomes (presidente da CMP). 
 
Estão ainda previstos alguns momentos culturais, com música ao vivo, uma performance teatral e degustação de petiscos tradicionais.
 
O livro "Um Algarve com Sentidos" compreende duas partes distintas. A primeira é uma fotobiografia sobre a vida e obra multifacetada de Júlio Bernardo, onde se incluem diversos documentos do espólio familiar do artista, com foco particular na sua relação com os concelhos de Portimão e Lagoa. 
 
A segunda parte, e principal, consiste na publicação de 30 fotografias inéditas de Júlio Bernardo, acompanhada de 120 quadras originais
do poeta popular portimonense Nautílio Martins escritas para o efeito. 
 
Carlos Alberto Osório é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra. Concluiu uma pós-graduação em Multimédia Educacional na Universidade de Aveiro e é mestre em Produção, Edição e Comunicação de Conteúdos Multimédia. Pertence ao quadro docente da Escola Secundária Poeta António Aleixo, onde exerce docência.
 
Paralelamente desenvolve investigação na área da imagem fotográfica na região do Algarve.
 
A obra conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão, Direção Regional da Cultura, Câmara Municipal de Lagoa e Junta de Freguesia de Ferragudo entre outras entidades.
 
A Platibanda Editora pretende promover de forma perceptível a poesia, fotografia e o património natural e construído em todo o território Algarvio."Um Algarve com Sentidos" é o primeiro projeto desta nova editora regional, fundada em novembro de 2018.