Sociedade

O melhor do novo Cinema da América Latina no Cine-Teatro Louletano

 
Nos próximos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro, o Cine-Teatro Louletano recebe a VIII Mostra de Cinema da América Latina, a qual, depois da estreia no Cinema São Jorge, se estende novamente a Loulé, apresentando algumas das mais recentes propostas cinematográficas do cinema latino-americano.

 
Segundo explica nota da autarquia louletana, da Argentina, pela mão do realizador Iván Fund, vêm, inspiradas na vida e obra de Juan José Saer, três histórias que se sedimentam numa espécie de conto policial disperso:"Toublanc". 
 
O México está em chamas, mas as personagens de "Minotauro", de Nicolás Pereda, dormem profundamente. Trata-se de uma peça de câmara incandescente que observa três personagens ao longo de tardes lânguidas, de sonolência, de sonhos. Por seu lado, o jovem cineasta mexicano Pablo Gutiérrez realiza, com "La tierra aún se mueve", um estudo paisagístico envolvente com imagens digitais coloridas de alto contraste e sons evocativos.
 
Marcela Zamora revisita no seu premiado documentário "Los ofendidos" memórias difíceis de captura e tortura durante a guerra civil salvadorenha, e pessoas que buscam não a vingança mas tão-só a reposição da verdade. 
 
Do Chile chega "El pacto de Adriana", outra abordagem documental, da realizadora Lissette Orozco, desta feita sobre os criminosos da ditadura, identidades e ficções, sonhos e pesadelos, e mais uma vez questionando a verdade histórica. 
 
"Alba", de Ana Cristina Barragán, fala-nos de uma criança de 11 anos e do seu percurso precoce e difícil, desde a sua timidez, o primeiro beijo, as visitas à mãe no hospital, a ternura das tentativas do seu pai Igor em aproximar-se, ao bullying na escola – estímulos que marcam o seu caminho para a adolescência e a aceitação de si mesma. O brasileiro Jonathas de Andrade, por seu lado, brinda-nos com um curto documentário, "O peixe", em torno de uma vila de pescadores onde existe o ritual de abraçar os peixes na hora de pescar – uma película sobre um rito de passagem, entre afeto, solidariedade e violência. 
 
A fechar esta Mostra, da República Dominicana vem "Santa Teresa y otras historias", girando em torno de crimes e abusos cometidos contra mulheres e trabalhadores numa cidade fictícia, e assumindo-se como uma história moderna, na encruzilhada do melhor cinema de ficção e documental.