Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

O Natal para os filhos de pais separados

O Natal para os filhos de pais separados
Imprimir Partilhar por email
11-12-2014 - 21:56
O Natal é uma quadra importante para a união familiar, no entanto, há grupos que vêm nesta época do ano, «um drama» devido aos problemas que se arrastam ao longo dos doze meses do ano.
 
No topo dos problemas estão as crianças, filhas de pais separados, já que, quando o casal ainda não encontrou um ponto de equilíbrio emocional e a sensatez para reconhecer que, os filhos estão acima de qualquer discórdia com os “ex”, são os mais novos que acabam por sentir uma pressão enorme face à quadra festiva.
 
Com quem passar o Natal? Será que o outro lado da família vai ficar aborrecida comigo por eu fazer a minha escolha? Estas são as inquietações permanentes dos filhos que sabem que o Natal será o principal ponto de discórdia do ano, a quadra em que os pais se vão agredir pela luta do filho na noite mais familiar do ano. 
 
Muitos pais não pensam na dimensão que esta época do ano provoca nas crianças, pois estão demasiado interessados em manter a «guerra» com o rosto do anterior relacionamento.
 
Para Quintino Aires, psicólogo, «nada existe de pior para um filho do que ter de escolher com quem vai passar o Natal». O especialista em comportamento humano adverte «a criança tem a clara noção de que, se optar pela mãe, a família do pai vai ficar aborrecida com a sua escolha e vice-versa». Neste sentido, «os pais enquanto adultos é que devem de forma madura e responsável, reunir-se e tomar essa decisão que, pode muito bem passar por um ano na casa de um dos pais, o outro ano na casa do outro».
 
Para Quintino Aires, «o ideal seria que os pais já tivessem resolvido os problemas do passado e que fossem capazes de, em nome do filho, ultrapassar esses problemas. A solução ideal seria que toda a família se juntasse nessa noite». Sabendo que, na maioria dos casos, tal não seria possível devido a constrangimentos com os novos relacionamentos dos pais, «pode-se optar pela solução que mais beneficia a criança e menos prejudica a harmonia familiar que é, decidir com qual dos pais a criança passa num ano e deixar a passagem de ano para o outro progenitor. No ano seguinte, pode-se inverter». 
 
Tendo em conta que, nem sempre as famílias residem perto umas das outras, essa pode ser uma solução. «Quando existe uma maior proximidade, a opção pode ser, a noite de 24 na casa de um dos pais e, o almoço de 25 com a família do outro».
 
No que diz respeito a presentes, Quintino Aires realçou no programa Você na TV, a importância de, os pais comprarem em conjunto a prenda principal para os filhos, já que, «essa ideia de unidade parental, é o melhor presente para qualquer criança». Depois, cada um dos pais pode comprar outras pequenas lembranças a seu gosto, «mas aquilo que o filho mais deseja e que considera o seu presente preferido, deve ser comprado por ambos os progenitores para dar à criança a ideia de que, todos os problemas se superam quando da união pelo filho se trata».
 
Sempre na tentativa de melhorar as relações humanas e a qualidade dos afectos que se partilham nestas quadras especiais, Quintino Aires acredita que, «aos poucos vamos conseguindo mudar mentalidades a ponto de beneficiar os nossos filhos. São os pais que se divorciam, não a relação com os filhos, pelo que, é fundamental colocar em actos aquilo que se diz vulgarmente que, os filhos estão acima de qualquer guerrilha de adultos».
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

O que nunca se deve dizer em frente às crianças



-

Pais agressores e controladores acabam sozinhos



-

“Damos o que temos e o que somos”



-

Perdoa-se muito, mas não se aceita tudo!



-

Casamento: a casa, as responsabilidades e os filhos



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
ASAE leva Segurança Alimentar à Biblioteca Municipal de Faro

ASAE leva Segurança Alimentar à Biblioteca Municipal de Faro

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Liga NOS:Portimonense foi ao Bessa vencer por 2-0 (C/VÍDEO)

Liga NOS:Portimonense foi ao Bessa vencer por 2-0 (C/VÍDEO)

ver mais
 
Nadadora de Faro bate recorde europeu

Nadadora de Faro bate recorde europeu

ver mais
 
PCP denuncia possível encerramento da estação de correios de Aljezur

PCP denuncia possível encerramento da estação de correios de Aljezur

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio