Sociedade

Petróleo:Dezenas de Movimentos concentram-se em frente ao Ministério do Ambiente

 
Dezenas de movimentos de defesa do ambiente e outras associações de vários âmbitos, convocaram uma concentração de protesto em frente ao Ministério do Ambiente, em Lisboa, esta quinta-feira, 24 de maio, pelas 17h00.

 
As associações informaram em comunicado que querem entregar ao Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, uma carta aberta assinada por mais de 30 entidades, enumerando as razões contra a realização do “furo de Aljezur”. 
 
Na mesma carta consta ainda, a posição "frontalmente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente de isentar o furo de prospeção de Aljezur de Avaliação de Impacto Ambiental". 
 
Serão exigidas responsabilidades políticas, ao Ministro do Ambiente e ao Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, para se averiguar "as verdadeiras razões que levaram à não anulação dos contratos para prospeção e produção de petróleo e gás".
 
Para os organizadores desta ação, "a não sujeição a procedimento de Avaliação de Impacto Ambiental, é uma decisão indigna, irresponsável e inadmissível num Estado democrático, contrariando as recomendações da Assembleia da Republica, das Associações de Municípios do Algarve e Alentejo Litoral, das respetivas autarquias locais, associações e movimentos ambientalistas, empresários e de muitos cidadãos".