Sociedade

Portimão destacado como "exemplo nacional” em matéria de proteção civil e socorro

 
 
 
O Ministro da Administração Interna, acompanhado por 3 Secretários de Estado, nomeadamente da Proteção Civil, das Autarquias Locais e das Florestas e Desenvolvimento Rural, visitaram ontem Portimão para conhecer a dinâmica de funcionamento da Proteção Civil Municipal.

 
De acordo com nota enviada à imprensa do Município, ao longo da manhã decorreu a jornada de trabalho no Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, onde foram acolhidos pela Presidente da Câmara Municipal de Portimão, acompanhada do Comandante Operacional Municipal, Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão e o Comando e Estado-Maior do Corpo de Bombeiros.
 
Na fachada do Quartel tiveram oportunidade de assistir a uma exposição estática realizada pela Força Mínima de Intervenção Operacional de serviço, unidade de resposta rápida operacional 24 horas por uma Brigada Permanente de 15 operacionais, de entre um total de 120 Bombeiros (50 em regime profissional e 70 em regime de voluntariado).
 
Nesta altura o Ministro da Administração Interna, teve a oportunidade de conhecer o investimento realizado pela autarquia na proteção e socorro através dos Bombeiros, que ultrapassou 1 milhão de euros só em 2017, e garante que todos os operacionais estão dotados de proteção individual e colectiva à altura dos desafios do dia-a-dia, bem como formação e meios técnicos que permitem sustentar uma resposta nas variadas vertentes de intervenção, 24 horas por dia e ao minuto, incluindo os salvamentos especiais.
 
Após uma breve visita às instalações do Centro Municipal, teve lugar um briefing com as Comissões Municipais quer da Proteção Civil, quer da Defesa Floresta Contra Incêndios. 
 
O Comandante Operacional Municipal, Richard Marques, apresentou os mais de 40 membros das Comissões Municipais e os respetivos Oficiais de Ligação ao Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão, os quais asseguram a coordenação institucional e operacional ao longo de todo o ano no território municipal.
 
Nesta ocasião foram assinados ainda contratos-programa recentemente aprovados em reunião de câmara e que estabelecem para o ano 2018 a manutenção de um quadro de cooperação no âmbito da proteção civil iniciados nos últimos anos.
 
Um primeiro contrato-programa de 5 mil euros com os Escutas de Portimão que assegura a capacidade de preparação e transporte do apoio alimentar para os operacionais empenhados em operações de proteção e socorro bem como uma reserva permanente de kits individuais de emergência;
 
O contrato-programa no valor de 25 mil com a Cruz Vermelha de Portimão, que prevê a manutenção de uma força mínima em reação ao estado de alerta especial e à qualificação dos recursos humanos no reforço da capacidade de resposta e mobilização em operações de proteção civil e socorro.
 
A manutenção do quadro de cooperação com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, que este ano vê o valor aumentado para 450 mil euros (mais 50 mil euros do que em 2017) assegura um dispositivo multidisciplinar para operações de proteção e socorro, ao longo das 24 horas, para materializar o primeiro alarme nas diversas vertentes do socorro, com elevado grau de prontidão, devidamente preparados e dotados de meios técnicos apropriados.
 
A Presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes, na sua intervenção enalteceu o trabalho em rede que caracteriza o “modus operandi” em Portimão e que todos os Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes estão empenhados em sensibilizar a população para adotar medidas de autoproteção e criar uma comunidade mais resiliente.
 
Enquanto Autoridade Municipal de Proteção Civil reconheceu o trabalho de todas as forças que concorrem para a proteção civil e socorro e relembrou que é o patamar municipal do edifício da Proteção Civil que deve merecer maior investimento em meios e recursos. 
 
“Enquanto a base da pirâmide não estiver totalmente capacitada não existe uma Proteção Civil sustentável”. Referiu ainda que Portimão tem o trabalho de casa feito nesta matéria, ou seja, tudo o que pode ser feito a montante, está.
 
A sessão terminou com a intervenção do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que enalteceu a forma exemplar como está organizada e a dinâmica da Proteção Civil Municipal em Portimão, sendo um modelo a seguir.
 
Seguiu-se uma visita ao terreno, diversos locais no barrocal do concelho de Portimão, onde foi possível acompanhar os diferentes trabalhos em curso nos espaços rurais associados à limpeza e manutenção de faixas de gestão de combustível (primárias e secundárias), limpeza de ribeiras, reabilitação da rede viária florestal em diversos pontos da freguesia da Mexilhoeira Grande.
 
No trajeto foi possível passar pelo Destacamento Sazonal de Defesa da Floresta Contra Incêndios da Senhora do Verde, onde pode acompanhar uma das habituais ações de sensibilização promovidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria com a GNR e Bombeiros, nomeadamente para informação e esclarecimentos sobre medidas a implementar pelo proprietários de casas no espaço rural até 15 de março.
 
A comitiva acompanhou uma ação de treino operacional no âmbito do combate a um incêndio florestal onde percebeu o investimento realizado pela autarquia em sistemas de comando, controlo e comunicações que assegura uma capacidade efetiva de aplicação do Sistema de Gestão Operações, desde o Ponto de Transito, ao Posto de Comando Operacional com os diferentes Oficiais de Ligação dos diferentes Agentes de Proteção Civil, às Equipas de Reconhecimento e Avaliação da Situação e coordenação de meios aéreos, culminando na interacção entre a maquinaria pesada e os meios de combate dos Bombeiros.
 
A visita terminou com um teste à capacidade logística da unidade de apoio alimentar, operacionalizada pelo Agrupamento de Portimão do Corpo Nacional de Escutas, onde os membros do governo e mais 150 pessoas provaram as refeições que habitualmente são fornecidas em sede de Teatro de Operações numa área improvisada no Porto de Lagos, um dos locais estratégicos de pré-posicionamento da rede municipal.