Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Portimão recebe Unidade de Saúde Móvel para apoiar populações rurais do concelho

Imprimir Partilhar por email
05-02-2019 - 14:29
Foi hoje dada a conhecer a nova Unidade Móvel de Saúde de Portimão que soma um investimento de 75 mil euros.
 
Do montante inicial, contabilizam-se 15 mil euros da autarquia e os restantes de fundos comunitários numa parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Algarve e a ARS Algarve.
 
Na cerimónia de apresentação da nova Unidade de Saúde Móvel que decorreu esta manhã nos Paços do Concelho, estiveram presentes Paulo Morgado, presidente da ARS Algarve, Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão e o presidente da Assembleia Municipal João Vieira, entre outros convidados.
 
Paulo Morgado referiu que se trata de uma das dez Unidades de Saúde Móveis para o Algarve o que, “perfaz um investimento global de 750 mil euros, permitindo alcançar o objetivo de levar o SNS o mais perto possível das pessoas mais vulneráveis e com mais dificuldade de mobilidade, como sendo os idosos mas não só”.
 
Paulo Morgado - Presidente da ARS Algarve:
 
Segundo o responsável da área da saúde no Algarve, “as novas Unidades de Saúde Móveis estão equipadas com os meios do século XXI. Para o utilizador, é como se tivesse o centro de saúde à porta de casa”.
 
Paulo Morgado evidenciou que, “com os meios informáticos que dá para passar receitas na hora, o projeto chegou numa altura, em que o SNS comemora o seu 40º aniversário, sendo um marco importante”.
 
O presidente da ARS Algarve referiu ainda que “se trata de um projeto de referência em que a própria União Europeia reconheceu como um bom exemplo na área da saúde, tendo a mesma iniciativa recebido os maiores elogios”.
 
Já a presidente da Câmara Municipal de Portimão adiantou que “não há democracia se não houver cuidados de saúde para todos”.
 
Isilda Gomes defende que “é uma obrigação dos políticos prestar este tipo de serviço às populações e, com qualidade”.
 
Agarrando nas palavras de Paulo Morgado, a autarca sublinhou que, “esta nova Unidade de Saúde Móvel é como se as pessoas de zonas mais afastadas tivessem o centro de saúde à porta de casa”.
 
Isilda Gomes disse mesmo que “o SNS tem que ser uma realidade para todos e que, a saúde de proximidade é uma emergência”.
 
Presidente da Câmara Municipal de Portimão:Isilda Gomes
 
A edil de Portimão recordou que “a autarquia já faz um importante trabalho de apoio às populações mais rurais. Desde o ano passado que há carrinhas facultadas pela autarquia apoiando as pessoas dos meios mais afastados, de forma a garantir que ninguém fique longe dos serviços de que necessita, permitindo que essas pessoas se deslocassem à cidade para resolverem os seus assuntos”.
 
Isilda Gomes assegura que, “estamos a dar passos importantíssimos com a descentralização, com mais Saúde, mais solidariedade e mais igualdade”.
 
Na mesma intervenção, a responsável pela autarquia reafirmou a importância de “termos em conta uma população envelhecida, pelo que temos de levar a cabo um trabalho que permita minimizar essas carências. Cabe ao poder local dar mais qualidade vida aos idosos, fazendo mais e melhor para todos. É para isso que trabalhamos e que seremos julgados em 2021”.
 
Ao Algarve Primeiro, Isilda Gomes deu o exemplo da habitação que, “é um grave problema a que assistimos nos dias de hoje”.
 
A mesma responsável referiu que, “a autarquia presta apoio na medida do possível, tentando aliviar as rendas de habitações das pessoas com maior dificuldade, disponibilizando também programas de apoio aos idosos onde a preocupação com a solidão é, para nós, uma prioridade”.
 
Foi também garantido que “tudo faremos para que os mais idosos se mantenham nas suas casas o mais tempo possível, com o apoio da Segurança Social, das IPSS´s e também da autarquia. É para isso que trabalhamos todos os dias: para dar mais qualidade vida à população mais vulnerável e envelhecida do nosso concelho”.
 
Para a presidente da autarquia, “é fundamental que as pessoas saibam que, todos os dias estamos de portas abertas para ajudar quem mais precisa. É essa a minha função, é essa a base que orienta a minha equipa e pela qual irei bater-me enquanto estiver à frente da Câmara Municipal de Portimão”.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

GNR apreende 1 tonelada de berbigão em Faro



-

Rastreio do cancro do cólon e reto a decorrer em Quarteira, segue-se o Sotavento



-

Câmara de Faro aprova 280 mil euros para Agrupamentos do Concelho



-

Grupo 6 de Escoteiros de Olhão inaugura nova sede



-

“Acordes na Aldeia” apresenta Homem em Catarse na Casa do Povo de Santo Estêvão



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Clube Desportivo Marítimo Olhanense cria equipa de futebol feminino acreditando no seu futuro

Clube Desportivo Marítimo Olhanense cria equipa de futebol feminino acreditando no seu futuro

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tavirense Beatriz Guerreiro estreia-se e vence Torneio de Desenvolvimento da UEFA por Portugal

Tavirense Beatriz Guerreiro estreia-se e vence Torneio de Desenvolvimento da UEFA por Portugal

ver mais
 
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto dois dias no Algarve para grandes eventos desportivos

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto dois dias no Algarve para grandes eventos desportivos

ver mais
 
Câmara de Loulé investe 2,6 milhões para "aproximar Quarteira a Vilamoura"

Câmara de Loulé investe 2,6 milhões para "aproximar Quarteira a Vilamoura"

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio