Sociedade

Portimão "vive" Natal com pista de gelo, feira de Natal e desfiles musicais

 
Este ano o Natal chega a Portimão com uma pista de gelo, uma Feira de Natal, desfiles musicais, iluminações, e espetáculos para toda a família, até 6 de janeiro.

 
O programa das festas, que se estende até ao Dia de Reis, foi feito a pensar nos mais novos, mas procura cativar também os adultos enquanto dinamiza simultaneamente o comércio local, informa o Município de Portimão em hota de imprensa.
 
A pista de gelo natural, a chegada do Pai Natal à Praça da República, a Feira de Natal com muita animação diária protagonizada pelos desfiles da Festa Fantástica e pelas coletividades portimonenses, a iluminação decorativa em pontos estratégicos da cidade, o Presépio em tamanho real no Largo da Mó, a 4ª edição do Concurso de Montras no Comércio Local, os concertos nos vários equipamentos municipais, o mercadinho de Natal de Alvor que reúne na totalidade cerca de 20 iniciativas, com mais de mil horas de diversão e alegria, ao longo de 30 dia vão transformar Portimão numa verdadeira Cidade Natal.
 
As festividades arrancam na próxima quinta-feira, dia 6 de dezembro, pelas 17h00, com a inauguração da Feira de Natal e da pista de gelo, com a chegada do Pai Natal e com os desfiles musicais.
 
Neste dia a pista de gelo é gratuita e nos outros dias tem o valor de 1 euro. Neste dia, pelas 17h00, está agendado o Desfile de Natal pela cidade no comboio, com escolta de motards “Moto Grupo do Arade”, seguindo-se pelas 18h00 a chegada do Pai Natal ao Mercado de Natal e às 18h30, a atuação do Palhaço Salsinha. 
 
Às 19h00 pode assistir a um concerto de Natal por cerca de 400 alunos do Coro Infantil do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, dirigido pelo Professor José Balancho.
 
Segundo a autarquia a grande atração é mesmo a pista de gelo natural da Feira em tenda coberta, com cerca de 200 metros quadrados, com uma capacidade para 50 pessoas. 
 
No espaço os visitantes podem divertir-se e podem contar com a ajuda de monitores, disponíveis para dar apoio e colaborar na diversão. Instalada mesmo ao lado da Casa do Pai Natal, a pista de gelo funcionará diariamente ao longo do mês de dezembro (de domingo a quinta, das 11h00 às 21h00 e à sexta-feira e ao sábado, das 11h00 às 23h00). 
 
A Feira de Natal instalada na tenda coberta irá promover os produtos tradicionais e artesanais, bem como despertar a criatividade dos participantes que aproveitam para expor os mais variados artigos de decoração de Natal. 
 
Não faltará a Casa do Pai Natal que terá um canto especial para receber crianças e famílias. Neste mercado, os visitantes encontrarão ainda sugestões para presentes, nomeadamente licores caseiros, broas e bolos de mel, entre outra doçaria tradicional, artesanato, antiguidades e artigos de colecionismo. A Feira terá também animação protagonizada pelas coletividades portimonenses, sempre às 18h30 e com música, teatro e magia que transformarão este espaço numa autêntica Vila Natal. 
 
Para o Palco da Feira está agendado para o dia 9 de dezembro, o Grupo de Cantares de Música Tradicional Portuguesa – Estrelas do Barlavento, para o dia 10 de dezembro, o Grupo Coral de Portimão, para o dia 11 de dezembro, o Grupo Coral Adágio, para o dia 13 a Tunatocasnada do Instituto de Cultura de Portimão, para o dia 17 de dezembro o Grupo de Cantares Música Tradicional Portuguesa – Estrelas do Barlavento, para o dia 18 de dezembro, o Grupo Coral de Portimão, para o dia 19 de dezembro, a atuação do TIPO – Teatro Infantil de Portimão e para o dia 20 de dezembro a Tunatocasnada do Instituto de Cultura de Portimão.
 
A Feira de Natal funcionará de 6 a 23 dezembro, das 11h00 às 21h00, de domingo a quinta-feira, e das 11h00 às 23h00, às sextas e sábados.
 
Mas há muito mais para "viver" em Portimão, consulte o site www.cm-portimao.pt