Sociedade

Praia de Faro:Steven Sousa Piedade diz que autoridades estão sob alerta para preia-mar desta tarde

 
 
 
 
Nesta madrugada, o mar galgou os limites da Praia, passou para a Ria e fez alguns estragos.

 
“O mar começou a galgar às 4h45 desta madrugada e continuou durante cerca de uma hora”, adiantou ao Algarve Primeiro Steven Sousa Piedade, presidente da Junta de Freguesia de Montenegro.
 
Neste momento “estamos a recuperar as areias, a garantir a segurança, pelo que, nesta primeira fase, já está quase tudo reposto”.
 
Steven Sousa Piedade mostra-se preocupado com a próxima preia-mar que, “segundo os pescadores será por volta das 17h30 e que, apesar de não existir qualquer aviso do IPMA, pode ocorrer ‘uma cabeça de mar’ e constituir algum perigo novamente”.
 
Até à próxima preia-mar “temos os meios de prevenção, pode haver alguma coisa. A reposição de areias está a ser feita pela maquinaria da Câmara Municipal de Faro, a circulação está reposta e estamos a tentar recuperar os estragos”.
 
Esta foi “uma situação que ninguém esperava. O Instituto Português do Mar e Atmosfera – IPMA, tinha emitido um alerta para a Costa Ocidental, não para a Costa Sul”.
 
Steven Sousa Piedade mostra-se indignado com esta ocorrência, uma vez que, “não tínhamos, nem temos qualquer alerta. Se se confirmar a previsão dos pescadores, esta tarde o mar poderá voltar a galgar a área, pelo que só nos resta terminar os trabalhos possíveis neste momento, garantir a segurança e aguardar para ver o que acontece, pois trata-se da força da natureza, só nos resta acautelar e estar de olhos postos no mar neste final de tarde”.
 
De acordo com o responsável pela junta, “não foi nada parecido à ultima vez, ainda assim foi algo inesperado e podemos contabilizar alguns estragos, nomeadamente em passeios, a necessidade de repor areias, fazer algo para conter a força da água para o caso de existir mais algum galgamento”.
 
Fotos:Steven Sousa Piedade