Sociedade

Praias de Tavira abrem época balnear com qualidade de "ouro"

 
As quatro praias do concelho de Tavira (Barril, Cabanas, Ilha de Tavira e Terra Estreita) foram distinguidas, uma vez mais, com a classificação de “praias com qualidade de ouro” pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Tavira foi assim reconhecida, juntamente, com 391 praias, das quais 329 são costeiras, 51 interiores e 11 de transição. A atribuição deste galardão tem como objetivo realçar as praias que, ao longo de cinco anos consecutivos (2016-2020), apresentam água balnear de excelente qualidade.
 
A avaliação, efetuada pela Quercus, resulta das análises realizadas de acordo com a diretiva relativa às águas balneares.
 
À semelhança do ano passado, a Câmara de Tavira passa a mensagem de que a Quercus reforça a necessidade de serem cumpridas, por parte dos banhistas, as regras sanitárias definidas pela Direção-Geral de Saúde, aquando da frequência das zonas balneares. Neste contexto, solicita-se que sejam evitados os aglomerados de pessoas nos acessos às praias e no areal. Apela-se, ainda, ao cumprimento cívico de quem frequentar as praias, nomeadamente, "no que respeita ao correto descarte de máscaras descartáveis, as quais devem ser colocadas nos caixotes do lixo e nunca abandonadas no meio natural", conclui.