Sociedade

Projeto Erasmus trouxe a Olhão professores europeus

 
Entre os dias 14 e 18 de maio, 18 professores, de cinco países europeus (Bulgária, Espanha, Macedónia, Lituânia e Polónia), estiveram em Olhão, no âmbito do projeto ERAMUS+ “My little Europe”, numa iniciativa que pretendeu promover o intercâmbio cultural junto de alunos do 1º ciclo.

 
A cerimónia de boas-vindas, realizada na manhã de 14 de maio, na Escola Paula Nogueira, em Olhão, foi organizada pelos anfitriões portugueses - professores e alunos do 1º ciclo, das turmas 2ºB e 3ºB da Escola nº5, e 4ºB da Escola nº7, do Agrupamento Paula Nogueira - que desde o ano 2016 têm estado envolvidos neste projeto transeuropeu coordenado pela Polónia. 
 
De acordo com nota da Escola Paulo Nogueira, foi "em clima de grande entusiasmo, que os professores estrangeiros, foram recebidos pela primeira vez em Portugal, com músicas e danças tradicionais portuguesas, tendo recebido das mãos dos alunos a oferta de um pequeno cabaz com produtos regionais algarvios, bem como um ramo do Dia da Espiga".
 
Durante os dias da estadia, além de visitar as escolas e participar em atividades com os alunos das turmas envolvidas, o grupo de professores estrangeiros teve a oportunidade ainda de visitar pontos de interesse sociocultural do concelho de Olhão, bem como outros locais emblemáticos da região do Algarve.
 
A mesma nota refere ainda que "aos professores envolvidos, o ERAMUS+ “My little Europe” permite, "entre outras mais-valias, um enriquecimento pessoal e curricular, através do intercâmbio de boas práticas nas instituições de ensino".
  
A base de desenvolvimento deste projeto assentou no estudo da neurodidática, uma disciplina que resulta do cruzamento entre as neurociências e a pedagogia.