Sociedade

Revista Portuguesa de História Militar lança 2º número com contributo do historiador algarvio Fernando Pessanha

 
Depois do sucesso editorial alcançado com o primeiro número da Revista Portuguesa de História Militar, subordinado ao tema "Início da Guerra de África 1961-1965", a nova revista da Comissão Portuguesa de História Militar, do Ministério da Defesa Nacional, acaba de lançar o segundo número, desta vez dedicado ao tema "Da Fundação à Expansão - Séculos XII-XVI".

Com coordenação a cargo de Abílio Pires Lousada e Humberto Nuno de Oliveira, o presente dossier transporta-nos para um período histórico compreendido entre o tempo de D. Afonso Henriques e o início da Expansão Ultramarina, em que o Algarve teve um papel preponderante.  
 
Contando com a colaboração de investigadores estrangeiros, nomeadamente, o espanhol Carlos Rodríguez Casillas e marroquino Ahmed Tahiri, este segundo número reúne nove autores portugueses: Victor Rodrigues Viana, Carlos Filipe Afonso, José Varandas, João José Brandão Ferreira, António Martins Costa, Carlos Manuel Baptista Valentim e Fernando Pessanha. 
 
Os contributos relativos à História do Algarve surgem principalmente nos trabalhos que marcam a transição dos séculos XV para o XVI, em que a pirataria nas costas algarvias e a Expansão para o Norte de África se apresentam como assuntos incontornáveis. 
 
A revista pode ser consultada aqui