Sociedade

Rotunda Salgueiro Maia em Portimão acolhe hastear da bandeira no Dia da Liberdade

 
A cerimónia do hastear da bandeira por ocasião das comemorações do 25 de Abril, terá lugar na Rotunda Salgueiro Maia, às 9h00.

 
Este ano, a cerimónia protocolar do hastear da bandeira, que celebra o 25 de Abril, muda de local, que segundo a autarquia, prende-se com a reabilitação do fontenário e da estátua alusiva à Revolução dos Cravos.
 
A recente intervenção, a cargo da Câmara Municipal de Portimão, incluiu a substituição de estruturas, a iluminação e a pintura do elemento em betão evocativo da efeméride, num investimento de cerca de 30 mil euros.
 
Para além deste momento simbólico, as celebrações oficiais continuarão na mesma rotunda, situada junto à Escola Secundária Poeta António Aleixo, com a interpretação do hino nacional pela Banda Filarmónica Portimonense, a que se seguirá uma arruada a cargo da Fanfarra dos Bombeiros de Portimão e largada de pombos.
 
Faz ainda parte do programa oficial, a habitual sessão solene, marcada para as 10h30 no salão nobre dos Paços do Concelho, espaço onde às 16h00 a autarquia firmará com o movimento associativo diversos contratos-programa, num valor global superior a 750 mil euros, verba em cerca de 20 por cento superior ao investimento efetuado em 2018.
 
A programação arranca na noite de 24 de abril com um concerto marcado para as 22h00 na Alameda da República e de acesso livre, com Paulo de Carvalho.
 
Na fachada da Igreja do Colégio dos Jesuítas terá ainda lugar um espetáculo de projeção de imagens estáticas e vídeo, alusivas ao 25 de Abril de 1974.