Sociedade

RTA apresenta novo vídeo que promove «a essência» do Algarve

Há um novo vídeo para divulgar o Algarve junto de quem gosta de participar em experiências com base na cultura local do destino onde passa férias. Tem pouco mais de dois minutos e acaba de ser lançado pelo Turismo do Algarve para atrair mais visitantes através do turismo criativo.

Segundo o Turismo do Algarve, o vídeo que foi lançado há dias em Madrid, tem o objetivo de dar a conhecer o Algarve das artes e ofícios aos turistas que desejam explorar de forma criativa culturas diferentes da sua, interagindo com os destinos que escolhem para as férias.
 
Desenvolvido pela produtora algarvia New Light Pictures, o novo vídeo está disponível em versão espanhola, portuguesa e inglesa e apresenta o Algarve como um «território plural com uma alma só», conceito que realça a importância da tradição para a oferta turística do destino.
 
«O património, a cultura, a tradição são elementos decisivos para construirmos uma proposta turística com identidade própria e diferenciadora em relação aos nossos concorrentes. A oferta cultural tem vindo a tornar-se na principal motivação para a escolha de um destino turístico, segundo revela o relatório Flash Eurobarometer de final de 2021 sobre o comportamento dos europeus face ao turismo. Há assim um novo paradigma e é também nele que pensamos quando apostamos num vídeo que quer pôr os turistas em contacto com a essência do Algarve», afirma o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes.
 
O vídeo insere-se no âmbito do projeto Algarve Craft & Food (ACF), que pretende estimular e internacionalizar as indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e nos produtos agroalimentares locais da região.
 
O projeto dinamizado pelo Turismo do Algarve, pela Tertúlia Algarvia e pela cooperativa QRER contempla várias fases que culminarão na criação de 10 programas de turismo criativo até ao verão do próximo ano e numa campanha de promoção internacional que ajudará a divulgar este novo segmento turístico do Algarve.
 
Aprender a confecionar uma cataplana ou um doce fino de amêndoa, a trabalhar o esparto, a moldar uma taça em barro ou a fazer pão tradicional da serra algarvia são exemplos das experiências criativas que estão a ser desenhadas para os turistas usufruírem a partir de 2023.
 
Até lá, está em fase de conclusão a brochura dedicada ao turismo criativo, com execução a cargo do Turismo do Algarve, e estão em curso os «Prémios Algarve Craft & Food», que vão distinguir os melhores produtos e programas turísticos criados no âmbito do projeto, bem como a melhor peça de comunicação (artigo/reportagem) publicada sobre o ACF.
 
Até ao dia 20 de outubro deste ano, podem concorrer aos prémios todos os produtores, artesãos e agentes turísticos que tiverem aderido ao projeto e ainda meios ou profissionais de comunicação social que o tenham divulgado desde o seu lançamento, em fevereiro de 2020, evidencia a mesma fonte.
 
O ACF é um projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve e no final espera vir a promover experiências turísticas sustentáveis, sobretudo nas zonas rurais e no interior algarvio, apoiando e revitalizando em simultâneo práticas tradicionais que ajudem a aumentar o rendimento de artesãos e produtores alimentares locais.
 
Toda a informação sobre o projeto disponível no site https://algarvecraftandfood.pt/.