Sociedade

S. Brás de Alportel: Projeto-Piloto vai monitorizar consumo de água na zona serrana

 
A autarquia de São Brás de Alportel está a implementar um projeto-piloto com vista a valorizar a água que “é um bem precioso para as populações, mas que é cada vez mais escasso devido às alterações climáticas e à seca”.

 
Neste sentido, está a ser implementado, desde o passado mês de outubro, o Plano Municipal de Poupança de Água. Neste âmbito, a autarquia prepara o arranque de um novo projeto que visa o controlo e monitorização de consumos na zona serrana do concelho, onde o abastecimento é efetuado diretamente pela autarquia, dado não ser ainda possível integrar esta área no sistema multimunicipal de abastecimento de água.
 
O projeto, em primeira fase piloto, vai incidir sobre a área mais a norte do concelho, que engloba os sítios de Cerro da Ursa, Monte Capitães, Lages e Cabanas, Fronteira e Alfarrobeira, com aproximadamente 20 edificações, onde vão ser colocados equipamentos de controlo e monitorização dos consumos de água.
 
Esta zona, fortemente fustigada pela escassez de água motivada pelas secas cada vez mais intensas dos últimos anos, uma das consequências das alterações climatéricas, constituirá assim o início desse projeto que pretende ser alargado a toda a área serrana.
 
Após a execução de todas as fases, monitorizado o consumo em toda a zona serrana, a Câmara Municipal espera criar alguns procedimentos com vista à poupança de água e à sua distribuição e consumo de forma mais equitativa.