Comportamentos

Sabe proteger-se de pessoas tóxicas? A psicologia ensina-lhe técnicas valiosas

 
“Muitas vezes permitimos que pessoas fofoqueiras, invejosas, autoritárias, psicopatas, orgulhosas, medíocres entrem no nosso círculo mais íntimo… Enfim, pessoas tóxicas e erradas que permanentemente avaliam o que decidimos e o que fazemos, ou o que deixamos de decidir ou fazer.” Bernardo Stamateas.

Cabe a cada um de nós a decisão do tipo de relação que mantemos com as pessoas tóxicas, uma vez que, todos os dias nos cruzamos com elas, seja no trabalho, na família ou no grupo de amigos. Há pessoas tóxicas em todo o lado, pelo que, mais vale saber como nos podemos proteger delas para que tenhamos uma vida mais livre, feliz e tranquila.
 
De um modo geral, as pessoas tóxicas provocam-nos os mais distintos tipos de sentimentos negativos e, recorrendo a uma publicação de “A Mente é Maravilhosa”, percebe-se que os especialistas têm o assunto bem sabido e que podem ajudar-nos nessa hábil tarefa de lidar com quem nunca fica feliz com o nosso sucesso. As pessoas tóxicas  fazem sentir desconforto, mau-estar, infelicidade, depressão, submissão e muitos outros sentimentos destrutivos.
 
A verdade é que nos sentimos aliviados quando não estamos na presença destas pessoas. Deixamos de nos preocupar com a nossa forma de estar, de ser e de pensar e começamos a invadir-nos por uma agradável sensação de liberdade. Na posição dos especialistas em psicologia, ao fim de algum tempo, todos sabemos o desconforto que as pessoas tóxicas nos causam nas mais variadas situações, mas o hábito da convivência e os laços que se estabeleceram ao longo do tempo, fazem com que nos seja mais difícil o afastamento deste tipo de pessoas, razão pela qual é preciso saber muito bem como lidar com elas para nos protegermos.
 
O medo, a insegurança, o desconforto, a impotência ou a tristeza são emoções induzidas por pessoas tóxicas e que nos vão consumindo ao longo da  relação com elas. O primeiro passo a reter, é a consciência do que as mesmas nos provocam, pois só assim entraremos num ciclo de proteção individual.
 
Segundo a mesma publicação, não nos podemos deixar influenciar por pessoas tóxicas ou que convivem com algumas delas, já que podemos ser invadidas por uma espécie de sensação de opressão, impulso e desconforto exuberante. Podemos inclusive chegar a criar dependência emocional por esse tipo de pessoas, o que é devastador.
 
Segundo Dalai Lama, é fundamental que nos afastemos daquelas pessoas que só se abeiram de nós para partilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento dos outros. “Se alguém procura um balde para deitar o lixo que tem dentro, que não seja na sua mente.”
 
Para impedir que as pessoas tóxicas nos influenciem, é fundamental retirar-lhes a importância.
 
Quando perceber que elas não o afetam interiormente, que é você quem controla a situação, certamente que se irá sentir muito mais feliz consigo mesmo.
 
Em segundo lugar, é preciso um afastamento que lhe permita readquirir essa margem de segurança pessoal. Tenha a sua própria estratégia para sair das situações com delicadeza e de bem consigo mesmo. Retire-se de forma inteligente e madura.
 
Seguidamente, quando não se conseguir afastar totalmente, é preciso que se acostume  a viver com elas. Nem sempre será possível se afastar dessas pessoas.porque são familiares próximos, estão no seu grupo de amigos, no trabalho. Quando não for possível o afastamento total, opte por evitar discussões, polémicas ou por fingir que está tudo bem ou que fica magoado com elas. Procure o seu próprio equilíbrio e evite, ao máximo, os contactos muito próximos.
 
Deixe que digam o que quiserem, que façam o que quiserem… enquanto isso, cerque-se com pessoas boas, não se esqueça que elas também existem ao seu redor.
 
Um outro ponto muito relevante citado por “A Mente é Maravilhosa”, traduz a importância de não fazer qualquer tipo de confidência a pessoas tóxicas. Fale somente de futilidades e de conversas de circunstância, não entre em diálogos desnecessários. Evite também manter conversas sobre as pessoas tóxicas com os seus amigos, já que facilmente esse comentário lhes chega aos ouvidos e dará azo a problemas. Ao mesmo tempo, falar de quem nos magoa, acaba por lhe dar um excesso de importância que se pode tornar num hábito ou num vício preocupante. Corte o mais possível o assunto!
 
É ainda de reter a necessidade de perdoar essa pessoa tóxica que lhe causa tanto mau-estar e sofrimento.  Ao perdoar vai desligar-se dessa pessoa e sentir uma positiva sensação de alívio e de bem-estar. Perdoar não significa esquecer o que ela lhe fez, mas sim assumir que aquela pessoa é assim, que não faz melhor porque não quer ou porque não consegue. Isso vai deixa-lo mais aliviado e sem expetativas em relação a ela.
 
A Mente é maravilhosa aconselha ainda a pratica regular da meditação como forma de reencontro pessoal, de alívio de tensões e de bem-estar generalizado.
 
“Medite, caminhe, ouça música, são poderosas armas que libertam a nossa mente de pensamentos negativos”, sublinha a mesma fonte.
 
Na mesma sequência, é fundamental ouvir o nosso “eu” interior e perceber que tipo de sensações as pessoas tóxicas lhe provocam, já que, essa será a melhor forma de ganhar força e coragem para se distanciar delas. Assuma para si mesmo o que sente na sua presença e o que deseja fazer para se proteger. Estar menos com essas pessoas, afastar-se totalmente, mudar de emprego se for caso disso, manter uma relação familiar mais afastada, serão as suas respostas para o seu problema, mas enfrente-o claramente.
 
Fátima Fernandes